NOTA DE PESAR SOBRE FALECIMENTO DO EX DIRETOR DO SINPRO GOIÁS, PROF. JUAN BERNARDINO

SINPRO GOIÁS - PROF. JUAN BERNARDINO00001

Com imensa consternação, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – SINPRO GOIÁS informa e lamenta profundamente o falecimento do Prof. Juan Bernardino Marques Barrio. Prof. Juan Bernardino teve papel relevante no movimento de luta dos professores em Goiás na diretoria do SINPRO GOIÁS, nas gestões do Prof. José Geraldo Santana, no período de 1984 a 1998. Durante esta caminhada ao lado de Santana na diretoria do SINPRO GOIÁS conduziram a mais longa greve da categoria no Estado em 1989, paralisação esta que durou 51 dias. Prof. Geraldo Santana o define como amigo, dedicado, competente e exemplar profissional que “nunca se furtou a luta e esteve sempre presente, a frente como professor e dirigente”.

Presidente do Sinpro Goiás, Prof. Railton Nascimento Souza está consternado com a notícia da morte de seu ex-professor de astronomia. “Ele me apresentou a série Cosmos de Carl Sagan. Foi um homem lutador, defensor da educação pública de qualidade dos direitos dos professores”. Prof. Railton manifesta solidariedade a sua família, aos seus colegas, alunos e ex-alunos dizendo que perderam um mestre. “Juan foi vice-presidente do Sinpro Goiás e presidente da APUC, deixando sua marca e importante contribuição na construção da nossa história de luta sindical em defesa dos direitos dos professores do setor privado de ensino. Sua memória e seu legado são referências na edificação de um mundo melhor, com educação, igualdade e justiça social”, salienta.

SINPRO GOIÁS - APUC00001Por duas vezes foi presidente da Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – APUC onde foi o pioneiro na construção de sua sede, e que por esse motivo como sócio beneficiário contribuía atualmente, fazendo suas considerações sobre a reforma do prédio.

Desde 1991 fazia parte do quadro de docentes da Universidade Federal de Goiás – UFG onde atuou nos cursos de Geografia e na Pós – Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Físico e Astronômico, também atuou na construção do Planetário da UFG se tornando referência e por causa disso passou a presidir a Associação Brasileira de Planetários no início deste ano.

Após uma semana internado por causa de uma infecção, não resistiu e veio a óbito neste domingo 06/08. O velório é nesta segunda-feira a partir das 7h30 da manhã, no cemitério Jardim das Palmeiras. Neste momento de grande tristeza e dor, nós do SINPRO GOIÁS nos solidarizamos a familiares, amigos e toda comunidade acadêmica.