Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Nesta segunda, 24/04 acontece o lançamento do Fórum Permanente sobre o Acidente com o Césio -137

SINPRO GOIÁS - CÉSIO00001

Em 13 de setembro de 2017 o acidente com o césio-137 completará 30 anos, e como ação prevista será lançado o Fórum Permanente sobre Acidente com o Césio-137, nesta segunda-feira, dia 24/04, às 9h no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa. Estarão presentes, o Presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, o Coordenador do Fórum, Prof. Júlio Nascimento, além de representantes das Associações de Vítimas do Césio-137 civis e militares.

O encontro, que também é aberto ao público, contará com a participação do Sr. KUNIHIKO BONKOHARA, vítima direta da bomba atômica de Hiroshima e Diretor da Associação Hibakusha Brasil pela Paz, e do Sr. SERGIO DIALETACHI, ex-ativista do Greenpeace, uma das maiores autoridades brasileiras no conhecimento das questões relacionadas ao uso da energia nuclear à nível mundial.

No evento serão prestadas homenagens às vítimas civis e militares, bem como aquelas que já faleceram em consequência dos efeitos da radiação. A homenagem será prestada através de uma performance musical executada pelo Grupo Vida Seca. No decorrer da solenidade crachás e adesivos serão distribuídos aos presentes com os dizeres “Eu também sou vítima” buscando despertar a consciência de que toda a sociedade goiana é vítima e, por isso, todos tem o direito e o dever de resgatar sua própria história, e lutar pela restauração da vida e da cidadania das vítimas diretas da tragédia.

De acordo com o Fórum, após três décadas marcadas pela negação de sua memória, pelo proposital esquecimento dos fatos, pelo descaso em relação às vítimas e, sobretudo, pela continuidade da mesma política nuclear perversa e antidemocrática, que a gerou, e que pode ocasionar, a qualquer momento, Brasil afora, a repetição do mesmo episódio, fez-se necessário a retomada de discussões e ações sobre este triste acontecimento.

Neste contexto, o lançamento do Fórum Permanente sobre o Césio-137 representa uma tomada de posição política da sociedade goiana em relação ao acidente e suas consequências, através da participação efetiva não apenas em relação a estes temas, mas sobretudo na fiscalização do modo pelo qual o governo tem assistido as vítimas em relação à sua saúde, e todos os demais direitos que lhes assiste, buscando mobilizar a opinião pública e pressionar as instâncias políticas e jurídicas para que resolvam com justiça e em definitivo, os graves problemas que elas mesmas geraram, soluções estas que há muito se tornaram inadiáveis.

 

PANFLETO 15X20 7

 

 

Fonte: Fórum Permanente sobre o Acidente do Césio 137