Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

I Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo tem como público alvo professores

Na semana da Consciência Negra, a Coletiva Adélias  realiza no dia 18 de novembro, às 15h, o “Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo”, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento tem como convidados os professores das escolas públicas e privadas de Goiás. Durante o seminário, a Coletiva
Adélias vai fazer uma apresentação do guia Tela Preta e promoverá o debate sobre racismo entre os educadores, estudantes, especialistas e parlamentares presentes. O lançamento conta com apoio do mandato Deputado Estadual Antônio Gomide, da Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Movimento Negro Unificado (MNU Brasil).

Na mesma a Coletiva Adélias também disponibiliza para o público o Tela Preta, projeto premiado por concurso apoiado pelo Google. Elaborado para ser um material de apoio para professores, o guia é uma curadoria de vídeos que fortalece o ensino de história e cultura afro-brasileira ao ser usado em planos de aula. O lançamento será feito em duas etapas, a primeira em um seminário na Alego no dia 18 e a segunda em uma roda de conversa no Coletivo Aruá, na quarta(20). Após o lançamento, o guia será disponibilizado nas plataformas online.

O Tela Preta foi realizado a partir de premiação no concurso nacional SaferLab – desenvolvido pela ONG Safernet Brasil em parceria com Unicef e Google.org. As jornalistas negras Ana Amélia Ribeiro, Caroline Brandão, Janaína de Oliveira e Narelly Batista fizeram parte do projeto. Juntas, elas compõem a Coletiva Adélias, que tem como objetivo incentivar redes de colaboração entre pessoas negras. “Nosso desejo é que o Tela Preta esteja no dia a dia de professores que têm boas ideias, mas não possuem material suficiente para discutir questões raciais em sala de aula”, conta Janaína de Oliveira.

SEGUNDA ETAPA DO LANÇAMENTO

Na quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, a Coletiva Adélias promove uma roda de conversa antirracista aberta para quem tiver interesse sobre a discussão. Na roda, também será lançado o guia Tela Preta para a sociedade, com disponibilização em plataformas digitais. Além da roda de conversa, o evento vai contar com apresentações culturais e exposições artísticas. As atividades vão ocorrer no Coletivo Aruá, que fica no Setor Leste Universitário.

O Tela Preta

O Tela Preta é um guia para abordar questões raciais no ambiente escolar, reforçando a Lei 10.639, que instituiu o ensino de história e cultura afrobrasileira no ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas. No guia, professores dos mais diversos níveis de ensino acessam vídeos de Youtubers que podem ser utilizados como material de apoio em planos de aula. O conteúdo é organizado em quatro grandes temas de debate e segue  como critério as diretrizes e conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação escolar no Brasil. O Tela Preta também possui um glossário, um jogo de cartas e uma sugestão de atividade. O projeto foi realizado a partir de bolsa conquistada no Saferlab, laboratório de contranarrativas ao discurso de ódio na internet.

Eventos de lançamento

Serviço:
Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo
Data: 18/11
Horário: 15h
Entrada gratuita
Local: Assembleia Legislativa de Goiás – Alameda dos Buritis, 231 – St. Oeste, Goiânia – GO

Serviço:
Roda de conversa – lançamento do projeto Tela Preta
Data: 20/11
Horário: 19h
Entrada gratuita
Local: Coletivo Aruá – R. 237, 439 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Para mais informações:
www.telapreta.com
equipeadelias@gmail.com