Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Greve do Sinpro Pernambuco termina em vitória após 7 dias de luta

fim greve sinpro pe

A greve realizada pelo Sinpro-Pe, que durou sete dias e contou com participação de cerca de 75% das escolas, acabou com vitória! A principal bandeira de luta foi valorização profissional com qualidade de vida, mostrando que a luta dos docentes vão além de reajuste salarial.

Os patrões tentaram enfraquecer o movimento dos professores e propuseram a retirada de direitos históricos já conquistados.  A categoria não permitiu que os frutos de anos de luta e  mobilizações fossem retirados da Convenção Coletiva de Trabalho.

Uma grande conquista foi a cláusula que trata do adicional de pesquisa e correção de provas.  Nesta, uma grande injustiça foi corrigida. Os donos de escolas passaram a reconhecer como legítimo o pagamento do trabalho extra classe.  Esse adicional obrigatório será de 8,5% mensalmente sobre os salários dos docentes, inclusive sobre o 13°.

A busca pela equiparação dos pisos salariais dos professores da educação básica (Educação Infantil ao Nível Médio) tem sido uma luta constante para a diretoria do Sinpro Pernambuco.  A aproximação dos pisos deste segmento também foi um grande avanço, seguindo a tendência dos últimos.   Os educadores obtiveram um reajuste de 12% para o nível 1 e 9% para o nível  2. Já os professores que ganham acima do piso receberam 8,22% .

 

Com fontes do Sinpro Pernambuco.