Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Estudantes e professores juntos contra a violência escolar

“Construir uma educação transformadora, libertadora e emancipadora, é uma luta que deve ser travada por toda a sociedade, aqui não há dúvidas de que estudantes e professores marcham no mesmo caminho.” É com essa perspectiva que a presidenta da Ubes, Manuela Braga, acredita que deva ser enfrentado um dos maiores problemas que afligem hoje a educação: a violência nas escolas.

No artigo “A verdadeira face da violência escolar”, divulgado pela Ubes, Manuela aponta, entre os fatores responsáveis pelo aumento de ocorrências nas instituições de ensino, a própria desvalorização dos trabalhadores, que afeta a qualidade da educação e, consequentemente, os estudantes. “Enfrentamos salas de aulas abarrotadas, professores desvalorizados que não conseguem sequer preparar a aula por serem obrigados a lecionar em mais de uma escola, para com isso, poder ter as despesas custeadas pela profissão que escolheu”, cita, elencando temas que estão diretamente inseridos nas campanhas dos trabalhadores em educação, da Contee e de suas entidades filiadas.

Ainda segundo a presidenta da Ubes, o sistema escolar também coloca estudantes e professores em polos opostos , como inimigos, quando na verdade “ambos são vítimas de um sistema educacional defasado”.

A Contee e suas entidades filiadas promovem discussões sobre o assunto e compartilham com as demais entidades nacionais a luta por uma educação inclusiva, transformadora e sem violência.

Leia aqui o artigo “A verdadeira face da violência escolar”

 

Fonte: Contee, com informações da Ubes.