Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Embaixador abre programação do Ciclo de Cinema Chileno em Goiânia

11637892_10206923460102466_156773382_nPara enriquecer a programação cultural de Goiânia durante as férias, o Cineclube Sinpro Goiás e Cineclube Imigração, junto a União dos Cineclubes Goianos organizam e coordenam o “Ciclo de Cinema Chileno”. O evento acontece de 30 de junho a 04 de julho, no Cine Cultura, na Praça Cívica, às 19h e contará com a presença do embaixador do Chile, Jaime Gazmuri durante a abertura da programação.

Este circuito de cinema é iniciativa do governo chileno com a visão de expansão das relações comerciais, educacionais e culturais entre a comunidade chilena em Goiás e a sociedade goiana.

Para Francisco Lillo, coordenador do projeto, esta ação reforça a possibilidade de futuras parcerias entre o estado de Goiás e Chile, como a exibição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental-FICA, no país. “Queremos com esse projeto proporcionar o intercâmbio de projetos educacionais voltados às artes audiovisuais e a troca de experiências pedagógicas por meio de cineclubes”.

Confira a programação:

 

El vals de los inútiles (A valsa dos Inúteis)

O relato de duas historias paralelas narra o movimento estudantil no Chile. Um adolescente imerso no clima político de seu colégio e um ex-preso da ditadura de Pinochet encontraram na mobilização social o sentido de sua própria historia.

 

De jueves a domingo (De quinta a domingo)

Tudo começa numa quinta quando duas crianças saem de ferias com seus pais e vão para o norte do Chile. Tudo termina num domingo. Lucia (10) e Manuel (7) viajam junto a seus pais Ana (35) e Fernando (38) por um final de semana longo. O casal  decidiu separar-se, mais  tinham planejado fazer esta viajem com seus filhos, assim que decidem fazê-la de qualquer jeito. Pouco a pouco esta viaje vai ser sua despedida final. Um longo percurso; A solidão da paisagem e  a limitação do carro vão revelando a crise dos pais. Os meninos só querem chegar a uma praia, Fernando a um sitio que lhe deixou seu pai, e Ana a um lugar que no existe onde as coisas voltem a estar bem. A visão de Lucia, distante e fragmentada, desta última viaje familiar.

 

Soy mucho mejor que voh (Sou muito melhor que você)

Uma comedia urbana, Cristobal(40),pai de família e empresário, vê como sua mulher ganha uma bolsa de estudo e se muda para a Espanha querendo levar os filhos e ele junto a ela. Humilhado por isso desaparece e perambula por Santiago a procura de sexo. Traz uma noite patética, e cheia de fracassos, na que, além disso, no poderá esquecer seu conflito, chegará o momento de decidir: sua família ou seu ego…

 

La visita (A visita)

O esperado a volta de um filho para o funeral de seu pai, agita o hermético ambiente familiar ao voltar convertido em filha, numa casa onde as mulheres residentes acreditavam necessitar dos homens para poder sobreviver.

 

Aquí estoy, aquí no ´(Aquí estou, aquí não)

Traz ver morrer seu melhor amigo, o jornalista Ramiro Hidalgo (Juan Pablo Correa) é contratado para escrever a biografia não autorizada de Ana Patricia Ahumada Jones (María José Seibald), uma lenda do rock chileno. A investigação os leva a se conhecer intimamente, mas, será que Ramiro conta toda a verdade? é ela quem diz ser? Inspirada livremente em “Um corpo que cai” de Hitchcock.