Diretoria Plena apresenta planejamento para fortalecer a luta

Foto Prof AlanA Diretoria Plena da Contee encerrou no último sábado, encontro com a apresentação dos relatórios de atividades desenvolvidas por cada secretaria da Confederação e os planejamentos para este ano. Entre seus diretores, o Coordenador da Secretaria de Políticas Sociais da Contee, o Prof. Alan Francisco de Carvalho (foto), também, Presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás).

Campanhas, seminários e pesquisas foram incluídos na pauta, com o objetivo de atuar em várias frentes, do combate à interferência crescente do capital financeiro na educação até a luta contra a terceirização desmedida e em prol da valorização dos trabalhadores (com destaque especial para a questão dos técnicos administrativos) e da formação de novos dirigentes, incluindo a juventude trabalhadora.

Também fazem parte das estratégias de ação abordadas hoje o protagonismo dos trabalhadores em educação na integração latino-americana e caribenha e na batalha pela sua descolonização, bem como a retomada da campanha de sindicalização “Pense Coletivo” e o papel da comunicação da Contee e das entidades sindicais não só no fortalecimento da agenda da categoria, mas também na relação com os temas caros aos movimentos sociais e que não são tratados adequadamente na chamada “grande mídia”. Tudo isso sem perder de vista a saúde financeira imprescindível às entidades sindicais para sua atuação política.

Antes das apresentações de cada secretaria, os diretores da Plena também deram informes referentes ao andamento das negociações coletivas em seus estados e/ou municípios, mostrando os avanços e as dificuldades frente à intransigência patronal, tanto nas cláusulas econômicas quanto nas sociais. A troca de experiências e informações é de extrema relevância para que a luta em defesa de professores e técnicos administrativos possa ser fortalecida em âmbito nacional.

A reunião foi encerrada com o agendamento de uma Plena ampliada no segundo semestre, juntamente com a solenidade de comemoração dos 25 anos da Contee.

Confira também: Diretoria Plena da Contee debate a conjuntura nacional

Fonte: Contee