Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Diretores da Contee debateram regulamentação do ensino privado e valorização dos trabalhadores no 54º Conune

Terminou ontem, 7, em Goiânia, o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que elegeu a paulista Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como nova presidenta da entidade.

ALAN1A plenária final do encontro contou com a participação de 4.071 delegados, representando mais de 98% das universidades do país. Também consolidou a edição como uma das maiores já realizadas pela UNE. A plenária final do congresso definiu também os rumos e o posicionamento da UNE diante da atual conjuntura do país.

O 54º Conune começou na última quarta-feira (3), mas foi na sexta (5) a realização de um dos debates mais disputados: a regulação das universidades privadas como um dos maiores desafios atuais da educação brasileira. Entre os convidados estavam o Coordenador da Secretaria de Políticas Sociais da Contee e Presidente do Sinpro Goiás, Alan Francisco de Carvalho (foto), e o representante do Ministério da Educação (MEC) Leandro Cerqueira.

 

ALAN2

Para o diretor da Contee, a situação caótica que o ensino privado vive atualmente é reflexo de um passado tumultuado. ‘’A partir da segunda metade da década de 90, houve uma expansão do ensino superior privado, mas de forma totalmente desordenada. Em decorrência dessa expansão homérica, vemos a desnacionalização da educação com a entrada de conglomerados estrangeiros e claro, a mercantilização do ensino tão presente nos dias atuais”, destacou.

A crescente injeção de capital estrangeiro foi apontada como um dos principais entraves para a qualidade do ensino nas instituições particulares. “A falta de regulamentação não é um problema para aqueles que atuam e enxergam as universidades como meros  negócios”, apontou representante do MEC.                    Carina Vitral e Alan Francisco (foto) ->

_

No dia 5, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais da Contee, Nara Teixeira de Souza, também participou do 54º Conune, falando sobre a “Atual realidade e a valorização do trabalhador da educação brasileira”.

ALAN3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alan Francisco de Carvalho (centro/foto)

 

 

_

Fonte: Contee /com informações da UNE

 

 

_

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás