Deputado cobra do MEC esclarecimentos sobre Conae

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) ofício questionando os motivos que levaram ao adiamento da Conferência Nacional de Educação (Conae), originalmente marcada para os dias 17 a 21 deste mês e transferida, conforme anúncio do MEC, para novembro.

O deputado criticou o adiamento, destacando que o adiamento da Conferência prejudica os debates sobre a qualidade da educação e a mobilização social pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece desafios e metas para o setor, no decênio 2010-2019, mas ainda se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

“Consideramos fundamental, para a comunidade escolar e para a sociedade em geral, que haja um esclarecimento detalhado sobre os motivos que levaram à tomada dessa decisão. Grande parte da comunidade escolar e dos militantes da educação registra hoje uma grande insatisfação quanto ao adiamento da Conferência”, cobrou o deputado.

Lopes ressalta que, ao longo de 2013, houve grande mobilização em todo o País, nas várias conferências municipais e nas estaduais de educação, gerando uma intensa expectativa pela realização da Conferência Nacional neste mês de fevereiro.

“O fato de o adiamento ter sido informado a menos de um mês da data marcada para o início da Conae gerou ainda mais frustração para os que já vinham se mobilizando há mais de um ano, para participar da Conferência”, avalia o parlamentar, para quem “é necessária uma resposta do MEC à sociedade, para que se possa manter a mobilização de todos os segmentos cuja participação na Conferência é imprescindível”, acrescenta Chico Lopes.

Fonte: Contee

Fernanda Machado