Começa a XI Jornada de Formação da Educação Infantil: Identidade e Desafios

SINPROGOIAS- JORNADA00003

Elen Aguiar

Assessora de Comunicação do Sinpro Goiás

Nesta sexta-feira, 15/09 teve início a XI Jornada de Formação a Educação Infantil: Identidade e Desafios. O grupo circense Laheto abriu o evento com apresentação de seus números para um público de aproximadamente 600 participantes. Em seguida houve composição de mesa em que estavam presentes, o presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás- SINPRO GOIÁS, Prof. Railton Nascimento Souza, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Profa. Acácia Aparecida Bringel, presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME GO, Prof. Elcivan Gonçalves França, presidente da Federação Interestadual, dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central – FITRAE-BC, Prof. Geraldo Profírio Pessoa e representante do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, Profa. Isis Fernandes, coordenadora da Educação Infantil. Para finalizar as atividades do dia, Prof. MS Adayl Silva – UNB discorreu sobre Práticas Pedagógicas: as experiências e os saberes das crianças.

SINPROGOIAS- JORNADAF00001

Representante do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, a Profa. Isis foi breve em seu discurso desejando a todos boas vindas. Em seguida, Prof. Geraldo salientou a importância do trabalho conjunto das instituições envolvidas no projeto e relembrou o início dessa parceria que começou em sua gestão como presidente do Sinpro Goiás. Prof. Elcivan ressaltou o papel da UNCME GO como órgão normativo, enquanto propositora da Jornada e a importância do evento diante da atual conjuntura em que o país se encontra.

SINPROGOIAS- JORNADAFO00001

A presidente do conselho, Profa. Acácia enfatizou o trabalho desenvolvido pelas instituições para a realização do evento e sua relevância no aperfeiçoamento dos professores da Educação Infantil.

Em seu discurso, Prof. Railton, além de enaltecer a grandeza da Jornada, também apontou os ataques que os trabalhadores vêm sofrendo com reformas do governo. Na oportunidade explicou sobre o papel do sindicato nesse processo. “O Sinpro Goiás é a casa do professor e está à disposição de todos para tirar dúvidas, dar orientações e defender seus direitos”, destacou.

SINPROGOIAS- JORNADA00002

Após pronunciamento dos componentes da mesa, o Prof. MS Adayl Silva ministrou a conferência sobre Práticas Pedagógicas: as experiências e os saberes das crianças. O professor falou sobre sua trajetória acadêmica, sobre sua atuação na Educação Infantil, inclusive trabalhando com crianças da zona rural numa pequena escola do entorno de Brasília e sobre os diversos aprenderes vivenciados cotidianamente não só por seus alunos, mas por ele enquanto profissional.

O Prof. Adayl também enfatizou o papel da família e da escola nesse processo. “Nós não educamos, não somos extensão da família. Trabalhamos com conhecimento científico”, explicou. Prof. Adayl ainda apontou que temos uma escola do século XIX, preocupada com a formação moral, que transmitem conhecimento por meio dos professores, nascidos no século XX para alunos do século XXI e nesse contexto exemplificou por meio das atividades que já foram desempenhadas por ele, formas de diminuir essa distância de realidade. Fazer bolo, andar a cavalo, andar de bicicleta, plantar flores e visitar o corpo de bombeiros estão entre as atividades propostas pelos alunos e desenvolvidas pelo professor em sala de aula. No dia seguinte o evento teve continuidade com o início dos minicursos.

SINPROGOIAS- JORNADA00004

Na próxima sexta, 22/09 a Profa Alessandra Jàcome vai ministrar a palestra sobre Currículo na Educação Infantil: perspectivas e desafios, e no sábado 23/09 das 8 às10h haverá um whokshop sobre Direitos Trabalhistas com a Assessoria Jurídica do Sinpro Goiás e em seguida o encerramento dos minicursos.