Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Balanço sobre 9° Conatee

MG_2932-615x340

A Contee realizou, nos dias 26 a 28 de agosto último, o seu 9º Congresso (9º Conatee), com marcas históricas inapagáveis e dignas de registros. Primeiro, por ser o maior de todos por ela promovidos e realizados, com a participação de 796 delegados(as), de todas as regiões do país. Segundo, porque todas as entidades a ela filiadas enviaram as suas delegações. Terceiro, pelo momento histórico ímpar de sua concretização, a toda evidência, o mais emblemático e desafiador da história brasileira, ao menos, desde 1954, com a sórdida trama urdida contra Getúlio Vargas, que culminou com o seu suicídio.

Contudo, as suas marcas de maior relevância são, sem dúvidas, a indignação generalizada com o golpe perpetrado contra o Estado Democrático de Direito, a maior conquista nacional de todos os tempos, levando-o ao cadafalso; a disposição de enfrentar os golpistas em todos fronts que se fizerem necessários; e a unidade que, em momentos tempestuosos como os atuais, forma, com a disposição de luta, a vitalidade do movimento social, sem a qual não se constrói nenhuma vitória duradoura e de fôlego.

No campo da construção da unidade, as diversas concepções políticas e sindicais que compõem o universo da Contee demonstraram a maturidade e o desprendimento que delas se esperam e se exigem em momentos assim, em que pesem as costumeiras altercações que se registraram.

Neste item, a CTB merece destaque especial, pois que, não obstante contar com a maioria dos(as) delegados(as), não quis dela prevalecer-se. Ao contrário, abriu mão dela, pela construção da unidade, que se tornou possível pelo esforço das demais forças, é justo e necessário que se faça este registro.

Por tudo isto, pode-se afirmar, com convicção e ênfase: a Contee sai do seu 9º Conatee muito maior do que antes. Com isto, ganham a democracia política e sindical e ganham os profissionais da educação escolar.

 

Por

*Alan Francisco de Carvalho, presidente do Sinpro Goiás e coordenador da Secretaria de Comunicação Social da Contee

*José Geraldo de Santana Oliveira, consultor jurídico do Sinpro Goiás e da Confederação