Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Balada de um palhaço retorna ao palco do Teatro Sesi

Balada_002

_

Premiada em diversos festivais, a peça Balada de um Palhaço, do Grupo de Teatro Arte & Fatos da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, comemora sete anos no palco do Teatro SESI, no dia 14 de junho, às 21 horas. Último texto escrito pelo dramaturgo Plínio Marcos, Balada de um Palhaço estreou em novembro de 2006, com os atores Bruno Peixoto e Edson de Oliveira, e direção de Danilo Alencar. 

Escrita no leito de um hospital, quando seu autor, Plínio Marcos se recuperava de um ataque cardíaco, Balada de Um Palhaço fez longas temporadas em Goiânia, São Paulo e Brasília, participou dos mais importantes festivais do País, conquistando públicos, crítica e prêmios.

Balada de um Palhaço tem como porta voz dois palhaços de um circo em decadência: Bobo Plin  e Menelão, e único meio de sobrevivência de ambos.  Apesar do título que remete ao universo da garotada por se tratar de um circo, a peça nada tem de infantil.  O bem elaborado texto de Plínio Marcos traz à tona os conflitos que impulsionam as relações humanas. Segundo Danilo Alencar, trata-se “de um farol iluminando a aproximação da dor e  da alegria, do simples e do complexo, do riso e do choro, do desespero e da calma, do sistema e do povo, do humano e do desumano”. São muitas as reflexões que permeiam o texto de Plínio, considerado um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Autor de vários textos premiados, como Balanço, entre eles Sob o Sol de Canudos, Herdeiros de Zumbi, Toca Mariles, A Clara do Ovo, Balanço e Ser Tão Grande,  Danilo Alencar  resolveu investir no universo de Plínio Marcos para incluir outros autores em seu currículo.  “É um desafio muito grande dirigir um texto dessa natureza, mas ao mesmo tempo fascinante. Todos os dias fazemos descobertas diferentes e o que achávamos simples é absolutamente complexo, temos que começar tudo de novo”, afirma Danilo.

Há sete anos no palco com os personagens, Bruno Peixoto (Menelão) e Edson de Oliveira (Bobo Plin) têm a incumbência de passar para o público toda a veracidade de seus papéis. Os dois atores formam um par harmonioso, bem humorado  e muito divertido, digno de todos os prêmios que conquistaram.

Para compor a ficha técnica do espetáculo Danilo Alencar cercou-se de profissionais experientes como Letícia Ramos (preparadora corporal), Pedro Forjaz (iluminador) e Rosi Martins (figurinista), Paulinho Pessoa (cenógrafo), Rodrigo Horse (cenotécnico), Jarbas Cavendish (trilha sonora original). Integram também a equipe André Srur (documentário e making of), Ricardo Nemoto (projeto gráfico), Lílian Cintra (fonoaudióloga), Marcelo Carneiro (administração e projetos) e Rafael R. Blat( produtor).

Contemplada com o Prêmio Mirian Muniz de Teatro da Funarte/MinC, a produção teve o patrocínio da Petrobras e da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia.  A sessão no Teatro SESI  tem patrocínio do SINPRO – Sindicato dos Professores do Estado de Goiás.

Serviço

Espetáculo: Balada de um Palhaço

Data: 14 de junho (sábado)

Horário: 21 horas

Ingressos: R$20 (inteira) e R$ 10 (meia). Estudantes, idosos acima de 60 idosos e industriários (mediante comprovação) pagam meia entrada

COMPRE SEU INGRESSO NO SINPRO GOIÁS

(Av. Independência, nº 942, Vl. Nova – abaixo do terminal da Pça. da Bíblia)

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS

 

 

_

Fonte: Assessoria do Teatro Sesi

 

_

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás