ARTIGO DE OPINIÃO: GESTO DE MOBILIZAÇÃO DE BASE DA CATEGORIA DOCENTE

Colega,

O dia 29 de maio foi uma virada na situação nacional. Após a mobilização do 1º de Maio que ocorreu na Praça da Sé, em São Paulo, e no gramado do lado oposto a Biblioteca Nacional, em Brasília, levantou-se o grosso do movimento popular, sindical e estudantil do Brasil, puxados pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. Ampliando-se os setores que chamam e participam, está sendo chamada uma nova marcha de lutas para o dia 19 de junho de 2021.
Os professores da APUC que participamos no dia 29 nos encontramos casualmente na marcha e fiz uma fala e citei nossa Associação um pouco antes da fala do Prof. Railton, representando o SINPRO, na parada inicial da mobilização.
Gostaria de vir convidar você, colega, pois somos igualmente base da APUC e do SINPRO e não pertencemos às diretorias e apoiadores contínuos do nosso movimento sindical, a nos compormos em bloco no dia da marcha do dia 19.
A bandeira de luta que unifica todas as lutas e todas as reivindicações dos setores sindicais, movimentos populares e estudantis é o Fora Bolsonaro. Para nós da rede privada de ensino superior, o Fora Bolsonaro significa emprego e sobrevivência, pois as políticas econômica, educacional, social, sanitária, ambiental, de direitos humanos etc desse Governo são todas destrutivas das nossas condições de vida, sobrevivência e empregabilidade. Nossa instituição a PUC Goiás, como toda a rede privada de ensino entrará em crises cada vez mais profundas com o modo bolsonarista de conduzir nosso país, que é o da entrega da soberania nacional aos interesses do imperialismo capitalista norte-americano.
Unirmo-nos em bloco na manifestação do dia 19 será uma maneira de procurarmos engrossar a participação da nossa categoria na luta associativa e sindical e na luta nacional pela libertação do país em relação às consequências do Golpe de 2016 e da farsa eleitoral de 2018.
Nesse sentido, estou convidando você colega a vir comigo num pedido à diretoria da APUC que confeccione uma faixa (quem sabe até camisetas e bonés) para que nós nos unamos em torno dessa faixa e pelo uso desses símbolos em bloco, na marcha do dia 19.
Vamos nos unir ao levante nacional FORA BOLSONARO! Vamos fazer com que a participação nesse levante fortaleça nossas entidades de categoria e de classe trabalhadora, APUC, SINPRO! Vamos aprofundar nossa solidariedade de categoria e de classe, que construímos com alegria e combatividade desde muitos anos.
Para colegas que não têm condições de saúde para a participação no movimento de rua, podemos organizar símbolos para os carros na carreata que seguirá atrás da passeata. O importante será que nós consigamos fazer uma corrente de chamado para a participação no Ato e o Bloco será a nossa ferramenta de chamamento.
Espero poder contar com seu apoio e, mesmo que a ideia do bloco, da faixa, dos bonés, das camisetas não vingue, o importante é que ESSA CARTA É UM GESTO DE MOBILIZAÇÃO DE BASE DA NOSSA CATEGORIA.
Grande, forte e solidário abraço.
Goiânia, 03 de junho de 2021.

Eduardo Sugizaki.