Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Acompanhe o processo de negociação com a PUC Goiás

Negociação_PUCÀ mesa, a comissão de negociação Sinpro Goiás/Apuc e PUC Goiás


  Há dois anos o Sinpro Goiás realiza campanha para antecipar reajustes salariais, com um crescente sucesso, envolvendo as três convenções e dois acordos coletivos de trabalho que assina com a representação patronal. Neste ano de 2013, os reajustes salariais começaram a chegar aos contra-cheques dos professores de educação básica a partir de 1º de janeiro, ou seja, cinco meses antes da data-base de categoria, que é primeiro de maio.

Na educação superior, no caso da PUC Goiás, o processo de negociação está, ainda, em andamento. Para tanto, como é sua prática, o Sinpro Goiás procura dar o máximo de visibilidade a todas as ações que dizem respeito à categoria, mantendo-a informada e mobilizada, em defesa do interesse coletivo.

O histórico desse processo de negociação, por iniciativa do Sinpro Goiás, sempre com a participação da Associação de Professores da PUC Goiás, teve início com a  primeira rodada de negociação que ocorreu no dia 4 de dezembro de 2012. Como resultado dessa ação sindical, houve antecipação de uma parcela de reajuste salarial já em 1º de fevereiro.

Em 13 de fevereiro, o Sinpro Goiás enviou o ofício  N. 45/2013, ao Reitor da PUC Goiás, apresentando a pauta de reivindicação salarial de 2013, que levou a assinatura  do professor Alan Francisco de Carvalho, presidente do Sinpro Goiás, e do professor Orlando Lisita Júnior, presidente da Apuc.

No dia 19 do mesmo mês, o Reitor Wolmir Therezio Amado apresentou contra-proposta com cinco itens: renovação do acordo coletivo, por dois anos; ratificação de todas as cláusulas do acordo em vigor e reajuste salarial escalonado, a partir de 1º de fevereiro; confirmação da legitimidade da Comissão Paritária da promoção docente; e implementação  da comissão paritária para acompanhamento do Acordo Coletivo para estudo de viabilidade de coparticipação da PUC Goiás no custeio do plano de saúde.

Reajustes
No caso da PUC Goiás, a antecipação do reajuste salarial, já negociado, é de 7,16%, que representa o total do INPC acumalado de 1º de maio de 2012 a 30 de abril de 2013, escalonados de fevereiro a maio de 2013, mais 0,6%, e aumento real, ao 1º de agosto de 2013. A escala de reajuste é a seguinte:

1,2449%, em 1º de fevereiro, sobre o salário de janeiro de 2013, correspondente INPC do período de maio a julho de 2012;

1,8005%, em 1º de março, calculado sobre o salário de janeiro de 2013, e correspondente ao INPC de agosto a outubro de 2012;

2,2158%, em 1º de abril, calculado sobre o salário de janeiro de 2013, e correspondente ao INPC de novembro de 2012 a janeiro de 2013;

O percentual apurado pelo INPC no período de fevereiro a abril de 2013, em 1º de maio de 2013, calculado sobre o salário de janeiro de 2013;

0,6% em 1º de agosto de 2013, calculado sobre o salário de maio de 2013, não cumulativos.

Sinpro Goiás alerta
O Sinpro Goiás alerta que todos os professores e professoras da PUC Goiás precisam estar atentos e em permanente estado de mobilização, tendo em vistas que processo de negociação com a PUC Goiás não se encerrou, ainda. Recentemente, duas rodadas de negociação, a último dia 20 de maio, foram realizadas na sede do Sinpro Goiás. Em ambas, não se registraram avanços, visto que os representantes patronais se limitaram a reiterar a proposta de renovar a o acordo coletivo, em vigor, ratificando todas as suas cláusulas.

Os professores e professoras da PUC Goiás querem mais que reajuste salarial. A assembleia docente do dia 22 de fevereiro pleiteou a continuidade das discussões de pontos importantes, tais como: a progressão horizontal; bolsas de estudo para a pós-graduação lato e stricto sensu; efetividade de acesso já assegurado no acordo e regulamento da carreira docente aos professores horistas (efetivos com mais de três anos na Universidade) para os regimes de trabalho de tempo parcial e integral (TC I -20 horas, TC II – 30 horas e TI-40 horas; e participação financeira da Universidade no Plano de saúde Unimed para os/as titulares e dependentes.

A nossa vitória depende da mobilização permanente e, assim, o  Sinpro Goiás reitera o alerta para que professores e professoras mantenham-se atentos ao processo de negociação ainda em curso, tanto por meio de nossas página na Internet, por e-mail, quanto pelo Facebook e Twitter, ou, se preferir, pode nos telefonar: (62) 3261-5444