Sinpro Goiás participa de Banquetaço em Goiânia

Em reação ao fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto no início do ano pelo governo de Jair Bolsonaro, diversos movimentos da sociedade promoverão um “banquetaço”, a ser realizado em cidades de diversos estados, no próximo dia 27.

Em Goiânia, o Banquetaço contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) começa com uma audiência pública logo pela manhã na Assembleia Legislativa de Goiás, às 9h, envolvendo autoridades públicas e entidades civis na discussão sobre os riscos para nossa soberania alimentar caso essa decisão do governo federal seja mantida.

Na sequência será realizada o já tradicional banquete, em que são servidas refeições gratuitas, produzidas pela agricultura orgânica e familiar. O Sinpro Goiás apóia e participa da atividade!

Como surgiu o Banquetaço?

O Banquetaço surgiu em resposta à necessidade de novas sociabilidades e generosidades em agir em defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Em 2017, agricultores, nutricionistas, participantes do Conselho Municipal de Alimentação de SP, cozinheiros e ativistas realizaram um ato diante do Teatro Municipal de São Paulo, onde foram servidas 2.000 refeições gratuitas, com alimentos produzidos por agricultores orgânicos da cidade de São Paulo, doações de temperos e pancs da horta da USP, além de doações de alimentos por empresários e coleta de alimentos que seriam descartados pelo CEASA através da metodologia Disco Xepa.

Em 2018, após o incêndio no Largo Paissandu, os ativistas do Banquetaço se organizaram em duas cozinhas cedidas por donos de restaurantes locais e serviram alimentos para os desabrigados. Atualmente o grupo de ativistas tem apoiado a iniciativa da plataforma #ChegadeAgrotóxicos e lutado pela aprovação da PNaRA – Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos.

Acompanhe o movimento no instagram AQUI