Depois do dia 13 de Maio: Como discutir questões raciais em sala de aula?
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Depois do dia 13 de Maio: Como discutir questões raciais em sala de aula?

Do ponto de vista formal e legal, a escravidão teve seu fim há 132 anos com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Uma medida marcada por um suposto ato de bondade da Princesa Isabel, mas que nada tem a ver com a bondade da Monarquia brasileira e sim com a luta e resistência do povo negro.

A lei, no entanto, na dimensão social, econômica e política segue inconclusa até hoje. Por isso, há décadas, o movimento negro caracteriza o 13 de maio como o dia da abolição inconclusa. Isso porque no 14 de maio daquele ano, a comunidade negra se viu livre sem qualquer indenização, fundo de garantia ou qualquer bem que remunerasse todo trabalho responsável pela construção da nação brasileira. Sem garantias mínimas para sobrevivência digna, tivemos aí um novo problema social. Libertos, mas abandonados, sendo, mais tarde, marginalizados de qualquer processo de desenvolvimento.

Essa exclusão histórica foi por muito tempo a responsável pelo esvaziamento do debate racial nas instituições de ensino de todos os níveis. Neste 14 de maio, convocamos todos os professores e professoras a ter um olhar de cuidado para o tema: é preciso construir uma nova ótica sobre a história brasileira e valorizar o povo negro na construção de Brasil.

Em tempos de Covid, apresentamos aqui o Guia Tela Preta.  Neste guia, você, professor ou responsável pela criação de uma criança ou adolescente, aproveita os melhores vídeos do YouTube para discutir questões raciais a partir das diretrizes e conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação escolar no Brasil. Setenta (70) vídeos foram selecionados e organizados em quatro grandes áreas para debates educativos na sala de aula. Acesse aqui

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