Considerando o Decreto N. 9633, baixado pelo governador de Goiás, aos 13 de março corrente, decretando estado de emergência na saúde pública goiana;
Considerando a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, que determinou a paralisação das aulas por 15 dias em Goiás, a partir do dia 16/03/2020, em razão da Pandemia do COVID-19, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás em diálogo com as entidades patronais informa aos professores e professoras:
Estamos diante de momento ímpar, em âmbito mundial, que exige de todos sensatez, compreensão, solidariedade e responsabilidade.
Há imperiosa necessidade de seguirmos rigorosamente as orientações das autoridades da Saúde Pública, principalmente a que mostra os riscos de circulação e aglomeração de professores e alunos, no nosso caso; para tanto, esperamos que as escolas e as autoridades educacionais tomem essa medida, imediatamente, determinando que professores e alunos permaneçam em casa no período de paralisação. A Nota Técnica é clara e determina a vedação da circulação de pessoas nas escolas, o que alcança não somente alunos,mas também todos os professores de todo os Estado de Goiás.
O Sinpro Goiás, fiel ao seu inarredável compromisso social, desde logo, manifesta total apoio à referida Nota Técnica, quanto à inadiável paralisação das aulas e à exigência de permanência, em casa, de professores e alunos, em todas as unidades escolares de Goiás, visando à preservação do bem-estar e da saúde de todos os integrantes da sociedade goiana.
Frise-se que a paralisação das aulas, imprescindível neste momento, não pode representar prejuízos pedagógicos nem de direitos dos professores e alunos; essas questões pertinentes aos direitos deverão ser definidas pelos órgãos responsáveis pela educação em nosso Estado em conjunto com os sindicatos patronais e profissionais.
Fiquemos atentos aos desdobramentos dessa inesperada situação.
Goiânia, 16/03/2020
Sindicato de Professores do Estado de Goiás