Nos últimos dias, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que o coronavírus (COVID-19) tornou-se uma pandemia. Assim sendo, o Sinpro Goiás chama a atenção de todos e todas para as ações de higiene recomendadas pela OMS para este cenário:
– Todos que apresentem febre e sintomas respiratórios (como tosse e coriza) devem procurar atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades escolares.
– Recomendamos que no caso de retorno recente de viagem ao exterior, seja respeitado o prazo de 20 dias de observação recomendado pelo Ministério da Saúde.
– Realize a adequada higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel;
– Evitar o contato direto na hora de cumprimentar, como beijo, abraço e aperto de mão e utilizar etiqueta da tosse:
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir o nariz e a boca com lenços/papéis descartáveis quando tossir ou espirar;
– O lenço utilizado deve ser descartado;
– Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, ao espirrar ou tossir é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa (“espirrar no cotovelo”) do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os vírus são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente.
– Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais, canetas, lapiseiras, borrachas, brinquedos, celulares.
– Higienizar com frequência os pertences pessoais (copos, garrafas plásticas, mochilas, lancheiras, toalhas, estojo de escova de dente e outros materiais);
– Quanto aos bebedouros, utilizar garrafas e não colocar os lábios no bico ejetor de água;
Todas estas recomendações podem evitar a proliferação do vírus.
Veja abaixo o informativo da Sociedade Brasileira de Infectologia e saiba mais sobre o Covid 19: