Nesta sexta-feira, 05/05, aconteceu no Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – SINPRO GOIÁS, o ciclo de debates sobre saúde do professor com roda de conversa: “Trabalho Docente e sofrimento psíquico”. O evento foi coordenado pelo diretor do sindicato, professor em psicologia, Luciano Montalvão, que também é doutorando em psicologia. Participaram do encontro, diretores do SINPRO GOIÁS, SINPRO DF, professores da base e público em geral.
Durante abertura, o presidente do SINPRO GOIÁS, Prof. Railton Nascimento Souza ressaltou a importância de se discutir assuntos envolvendo a saúde do professor, nesse momento de retirada de direitos por parte do Governo Temer. “Esse debate se faz necessário neste momento em especial, em que as ações do governo, apresentadas com a reforma trabalhista, com a reforma da previdência, a terceirização, atingem principalmente a categoria docente, que vai ter que submeter a uma jornada maior, trabalhar mais, ganhar menos, além da precarização das suas relações de trabalho”, destacou.
Em sua abordagem, Prof. Luciano provocou os participantes sobre o porquê de ser professor, se já se imaginou deixando a profissão, sobre o reconhecimento do seu trabalho perante a comunidade escolar, a falta de estabilidade, entre outras questões. O Professor explicou que “à margem de um pequeno contingente de professores que trabalham em escolas de classe alta, com boa estrutura, bem localizadas e com boa remuneração, a grande maioria dos docentes vivenciam realidades bem mais duras, com baixos salários, duplas (ou triplas) jornadas de trabalho, falta de reconhecimento, descumprimento das convenções coletivas e da legislação educacional, dentre outros fatores adoecedores e de risco”.
Presentes no evento, os diretores do SINPRO DF, Prof. Manoel Filho e Alberto Ribeiro deram suas contribuições apresentando material sobre pesquisa que foi feita pelo seu sindicato em parceria com a UNB, relativo à saúde do professor em que 38% do adoecimento de professores está ligado diretamente ao medo de fracassar e o relacionamento no ambiente de trabalho.
Ao final houve sorteio de brindes e foi servido um saudável e delicioso lanche.
Por
Elen Aguiar
Assessora de Comunicação do SINPRO GOIÁS