Milhões de brasileiros representando os diversos segmentos da sociedade e representantes dos movimentos sociais tomaram as ruas nesta sexta-feira (18) no Ato em Defesa da Democracia e Contra o Golpe .O impeachment da presidenta Dilma e os ataques ao ex-presidente Lula impulsionaram a luta contra o golpe e pela democracia. Assegurar o estado de direito, a punição de corruptos após comprovação e condenação também faziam eco nas ruas. A luta por uma reforma política também foi bandeira empunhada por diversos participantes que vestiam vermelho, verde e amarelo – porque, diferente da marcha do último domingo (13), as diferenças foram acolhidas e não houve espaço pro ódio.
Organizada pela Frente Brasil Popular, da qual a Contee faz parte, as manifestações atingiram ao menos 45 cidades em todo o país, incluindo todas as capitais estaduais e Brasília.
A avaliação foi muito positiva, não só pelo volume de pessoas nas ruas, mas pela unidade e conscientização da população que percebeu o que a mídia não mostra. Não foi um espaço de antipovo, com propostas fascistas como temos visto tão intensamente televisionadas nos últimos dias, com o objetivo claro de destruir o governo e o projeto de desenvolvimento soberano que está sendo implementado. “Nossa manifestação visa a defesa do maior patrimônio brasileiro: a democracia. O que vimos foi um povo ordeiro, feliz e que sempre esteve nas ruas construindo a política social e pública de nosso país que assegura direitos a todos e todas”, comentou a coordenadora da Contee, Madalena Guasco.
Mas não podemos nos dar por satisfeitos, completa Madalena: “A direita fascista fará de tudo para voltar a ditar os rumos do Brasil, objetivando retirar direitos e conquistas históricas, tudo isso ancorada num congresso conservador e retrógrado e em uma mídia golpista e manipuladora”. A chamada é para que todas as entidades estabeleçam como principal ação a luta pela democracia e contra o golpe. #nãovaitergolpe
Diversos diretores da Contee e entidades filiadas participaram das manifestações em todo Brasil.
Fonte: Contee
*Com informações de Portal CTB