Presidente da CUT, Vagner Freitas, e João Paulo Rodrigues, do MST, divulgam resultado da campanha; evento terá transmissão ao vivo
_
Ramiro Furquim – Sul/21Milhares de pessoas participaram da votação que aconteceu entre 1º e 7 de setembro.
Nesta quarta-feira (24), o presidente da CUT, Vagner Freitas, e um dos coordenadores nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, realizam uma coletiva de imprensa para divulgar o resultado final do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.
A coletiva será às 14h, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (Rua Rêgo Freitas, 530) e terá transmissão ao vivo no endereço postv.org.
Além de apresentarem o número de pessoas que votaram a favor de uma reforma do sistema político, Freitas e João Paulo farão uma avaliação de todo o processo e apresentarão os próximos passos e desafios colocados sobre a Constituinte.
Uma das atividades é um acampamento nacional, em Brasília, que se será montado no mês de outubro, quando milhares de pessoas entregarão o resultado do plebiscito aos três poderes e à presidenta Dilma Rousseff.
Contexto
Entre os dias 1 a 7 de setembro, mais de 450 organizações sociais coletaram milhões de votos em todo o país por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.
Ao todo, foram abertas mais de 40 mil urnas em todo o país, resultado da construção de mais de 2 mil Comitês Populares organizados em todos os estados do Brasil.
A unidade entre os mais diversos setores da sociedade brasileira garantiu a coleta de votos e, principalmente, uma ampla discussão na sociedade brasileira a respeito da necessidade da Reforma Política.
As organizações apresentaram à população uma saída concreta para que o Brasil possa avançar sobre essa questão e consiga enfrentar o poder econômico que pauta a democracia brasileira, sobretudo nas eleições com o financiamento privado de campanhas.
O Plebiscito representou uma tentativa vitoriosa de pautar o tema da Reforma Política na atual conjuntura, forçando, inclusive, que os candidatos à presidência da república se pronunciassem sobre o tema e dessem uma resposta ao intenso movimento verificado nas ruas em todo o todo o país durante a semana da pátria.
_
Fonte: Contee
_
Jorn. FERNANDA MACHADO
Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás