O ambiente para utilização da tecnologia nas escolas sofreu uma reviravolta na última década. Se antes havia resistência dos educadores ou problemas relacionados à falta de estrutura, o cenário atual é promissor.
Porém, apesar do cenário animador, nem sempre a equipe docente está preparada para aproveitar todos os recursos tecnológicos disponíveis em benefício da educação, pois é necessária uma mudança nos conceitos relacionados ao ensino, no planejamento da formação dos professores e na organização da sala de aula.
Mudança de conceitos: o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação coloca o professor diante de situações que precisam ser trabalhadas no momento de sua formação, na discussão entre coordenadores e professores, para alinhamento de como abordar certos temas com os alunos no dia a dia:
• Imprecisão de dados colhidos na rede: para evitar a circulação de dados incorretos, é preciso explicar aos alunos a importância da correta seleção de fontes e a necessidade de checar a veracidade de informações;
• A melhor maneira de incentivar a produção textual própria – e evitar o “recortar e colar” da rede – é propor atividades para as quais seja impossível encontrar textos prontos. Pedir argumentações ou exemplos a partir de experiências pessoais são caminhos possíveis;
• É importante que o professor esclareça os objetivos dos projetos e estabeleça limites de conduta, explicando o que é permitido, quando, onde e as razões em cada situação, evitando a dispersão, o mau aproveitamento do tempo e o uso de outros recursos durante determinada atividade.
Fonte: Fitrae BC