O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, apoiado pelo Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), apresenta uma proposta de representação política mais identificado com a maior parte da sociedade .
_
Os quatro pontos principais desta proposta são:
- Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;
- Eleições proporcionais em dois turnos;
- Paridade de gênero na lista pré-ordenada;
- Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes;
_
Se pararmos para pensar um pouco vamos perceber que a baixa qualidade do transporte público, a crescente violência urbana, a deficiência na educação, a precariedade da saúde pública, a carência de esporte e lazer para a juventude e a falta de terra para os trabalhadores que precisam são alguns dos inúmeros problemas sociais que a sociedade brasileira sofre há muito tempo.
Por que tais problemas nunca são resolvidos? Porque a solução deles depende da aprovação de muitas reformas como a reforma urbana, a reforma agrária, a reforma tributária e a reforma política. Todas elas precisam ser aprovadas no Congresso Nacional do Brasil.
Mas o Congresso impede que tais reformas sejam aprovadas. Isto porque parte dele representa os interesses de uma pequena parte da sociedade que financia as campanhas eleitorais, ou seja, de algumas poucas empresas. Assim, as necessidades da maior parte da população nunca são atendidas de verdade.
É isso que causa grande parte da corrupção política gerando inclusive a atual crise de representatividade no País. Só com uma Reforma Política Democrática será possível superar tais problemas que degradam a democracia brasileira.
Leia aqui o manifesto na íntegra
Baixe aqui, a cartilha do projeto
Baixe aqui o projeto de lei
Assine e ajude a mudar o país!
Queremos coletar 1,5 milhão de assinaturas. Colabore!
É muito fácil! Basta acessar o formulário aqui e imprimi-lo para iniciar a coleta. Preencha o formulário e assine. Como o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás apoia o projeto, você pode, se preferir, deixar o seu formulário devidamente preenchido na recepção da entidade. (Caso não tenha como imprimir, temos a disposição os formulários).
Colete também, com o formulário, as assinaturas e dados dos seus amigos, colegas e parentes. Busque assinaturas de pessoas na rua, no trabalho, na faculdade, na igreja, onde quiser.
Caso não tenha como vir ao Sinpro Goiás, você pode enviar os formulários preenchidos para o endereço que está no rodapé do formulário e abaixo.
ATENÇÃO: a legislação brasileira atual não permite assinaturas digitais ou pela internet. Portanto, para Projetos de Iniciativa Popular como este da Coalizão ainda é necessário imprimir o formulário, assinar corretamente com todos os dados e nos enviar pelos CORREIOS.
A Secretaria Executiva da Coalizão convida a sua rede de entidades a acompanhar a apresentação do Parecer do Relator da Comissão Especial da Reforma Política, nesta terça-feira, 12, às 15h30, no Anexo II, Plenário 11 da Câmara.
Bloco N, Edifício OAB, 1º andar,
Brasília-DF
CEP: 70.070-913
SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE GOIÁS (SINPRO GOIÁS)
Av. Independência, qd. 943, lt. 33, n° 942, St. Leste Vila Nova – Goiânia
Abaixo do terminal da Praça da Bíblia e ao lado do Senac Cora Coralina
Mais informações acesse: site do projeto
_
Fonte: reformapoliticademocratica.org.br
_
Jorn. FERNANDA MACHADO
Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás