Os cursos de educa\u00e7\u00e3o a dist\u00e2ncia representam cerca de 15% das matr\u00edculas de gradua\u00e7\u00e3o no pa\u00eds. Em dez anos, o n\u00famero aumentou quase 25 vezes. Em 2003, havia 52 cursos desse tipo no pa\u00eds; no ano passado, o n\u00famero chegou a 1.258. Os dados s\u00e3o do Censo da Educa\u00e7\u00e3o Superior 2013, divulgado ontem, 9, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira (Inep).<\/p>\n
O n\u00famero, no entanto, caiu 5% em rela\u00e7\u00e3o ao apurado no \u00faltimo censo, de 2012. Enquanto isso, o ingresso na educa\u00e7\u00e3o presencial manteve-se praticamente constante, com varia\u00e7\u00e3o positiva de 1%. O ministro da Educa\u00e7\u00e3o, Henrique Paim, apontou a modalidade como uma das causas da redu\u00e7\u00e3o do crescimento das matr\u00edculas no ensino superior.<\/p>\n
Paim disse que o Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o (MEC) tem a preocupa\u00e7\u00e3o de garantir a qualidade de tais cursos e atribuiu a esse maior rigor a queda nas matr\u00edculas. `V\u00e1rios processos seletivos foram suspensos por medidas regulat\u00f3rias e de supervis\u00e3o porque n\u00e3o demonstraram qualidade ou demonstraram reincid\u00eancia em avalia\u00e7\u00f5es de desempenho`, explicou.<\/p>\n
Na modalidade de curso a dist\u00e2ncia, 39,1% das matr\u00edculas s\u00e3o de licenciatura, 31,3% no bacharelado e 29,6% em curso tecnol\u00f3gico. A rede privada concentra 86,6% das matr\u00edculas. Dos 2,7 milh\u00f5es dos que ingressaram em 2013 na gradua\u00e7\u00e3o, 18,8% optaram por essa modalidade de curso.<\/p>\n
O ministro destacou o ensino a dist\u00e2ncia como forma de garantir uma boa forma\u00e7\u00e3o aos professores, independentemente de terem acesso a um curso presencial. `Vamos ter que usar essa ferramenta. \u00c9 uma ferramenta importante para que se possa avan\u00e7ar na forma\u00e7\u00e3o de professores, sim`, afirmou Paim, em entrevista coletiva.<\/p>\n
O presidente do Inep, Chico Soares, ressaltou que o ensino a dist\u00e2ncia ainda \u00e9 uma modalidade nova e muitas vezes recebida com `com uma certa cr\u00edtica`, mas que tem crescido e que, atualmente, como mostram os dados, extrapola a forma\u00e7\u00e3o de professores e chega a bacharelados e cursos tecnol\u00f3gicos.<\/p>\n
Paim destacou que a preocupa\u00e7\u00e3o do MEC \u00e9 com um novo marco regulat\u00f3rio para a modalidade. Posteriormente, poder\u00e1 ser discutido o financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para educa\u00e7\u00e3o a dist\u00e2ncia. O novo marco est\u00e1 sendo elaborado pelo Conselho Nacional de Educa\u00e7\u00e3o. Entre as mudan\u00e7as previstas est\u00e1 uma nova avalia\u00e7\u00e3o para a modalidade. At\u00e9 novembro, um documento consolidado dever\u00e1 ser enviado ao MEC.<\/p>\n
_<\/p>\n
Fonte: Sinpro\/RS com informa\u00e7\u00f5es de Ag\u00eancia<\/p>\n
_<\/p>\n
Jorn. FERNANDA MACHADO<\/p>\n
Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goi\u00e1s<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Os cursos de educa\u00e7\u00e3o a dist\u00e2ncia representam cerca de 15% das matr\u00edculas de gradua\u00e7\u00e3o no pa\u00eds. Em dez anos, o n\u00famero aumentou quase 25 vezes. Em 2003, havia 52 cursos desse tipo no pa\u00eds; no ano passado, o n\u00famero chegou a 1.258. Os dados s\u00e3o do Censo da Educa\u00e7\u00e3o Superior 2013, divulgado ontem, 9, pelo […]<\/p>\n","protected":false},"author":30,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_vp_format_video_url":"","_vp_image_focal_point":[],"footnotes":""},"categories":[13,16],"tags":[466,2103,122],"class_list":["post-10662","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-geral","category-recomendadas","tag-ensino-a-distancia","tag-rigor-na-avaliacao-do-ensino-a-distancia-contribui-para-queda-de-matriculas","tag-sinpro-goias"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10662"}],"collection":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/30"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10662"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10662\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10662"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10662"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10662"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}