Apesar de haver Escolas sem Professores no Brasil, o n\u00famero de licenciados entre 1990 e 2010 seria suficiente para atender \u00e0 demanda atual por Docentes. \u00c9 o que revela a pesquisa in\u00e9dita do Professor Jos\u00e9 Marcelino de Rezende Pinto, da Universidade de S\u00e3o Paulo (USP). Faltam, portanto, profissionais interessados em seguir carreira dentro da sala de aula.<\/p>\n
O estudo aponta para a necessidade de tornar a profiss\u00e3o mais atrativa e de incentivar a perman\u00eancia estudantil na \u00e1rea. Isso porque o n\u00famero total de vagas na gradua\u00e7\u00e3o \u00e9 tr\u00eas vezes maior que a demanda por Professores estimada nas disciplinas da Educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica (mais informa\u00e7\u00f5es nesta p\u00e1gina). Em todas as \u00e1reas, s\u00f3 as vagas de gradua\u00e7\u00e3o nas universidades p\u00fablicas j\u00e1 seriam suficientes para atender \u00e0 demanda.<\/p>\n
Para realizar a pesquisa, o autor cruzou a demanda atual por profissionais na Educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica com o n\u00famero de formados nas diferentes disciplinas curriculares entre 1990 e 2010. Assim,apenas em F\u00edsica \u00e9 poss\u00edvel afirmar de fato que o n\u00famero de formandos n\u00e3o \u00e9 suficiente para suprir a necessidade. Segundo Marcelino, os titulados preferem ir para outras \u00e1reas a seguir a doc\u00eancia. \u201cA grande atratividade de uma carreira \u00e9 o sal\u00e1rio. Mas, al\u00e9m da remunera\u00e7\u00e3o, o Professor tem um grau de desgaste no exerc\u00edcio profissional muito grande. E isso espanta\u201d, afirma o pesquisador, que \u00e9 da Faculdade de Filosofia, Ci\u00eancias e Letras da USP de Ribeir\u00e3o Preto.<\/p>\n
Os cursos de forma\u00e7\u00e3o de Professores t\u00eam evas\u00e3o maior que 30%, acima da m\u00e9dia registrada por outras gradua\u00e7\u00f5es. \u201cEm vez de financiar novas vagas, muitas vezes em modalidade a dist\u00e2ncia sem qualidade, precisamos investir para que o Aluno entre e conclua.\u201d Dados recentes mostram que h\u00e1 um d\u00e9ficit nas Escolas brasileiras de 170 mil Professores apenas nas \u00e1reas de Matem\u00e1tica, F\u00edsica e Qu\u00edmica. S\u00f3 na rede estadual de S\u00e3o Paulo, 21% dos cargos necess\u00e1rios estavam vagos no ano passado, como revelou o Estado na ocasi\u00e3o.<\/p>\n
A maior lacuna era em Matem\u00e1tica e Portugu\u00eas, esse \u00faltimo com falta de 7,1 mil Docentes \u2013 o governo do Estado afirma que os Alunos n\u00e3o ficam sem aula, mesmo que acompanhados por Professores de outras forma\u00e7\u00f5es. Em L\u00edngua Portuguesa, a pesquisa revela um dos maiores abismos. O n\u00famero de concluintes entre 1990 e 2010, de 325 mil, \u00e9 quase tr\u00eas vezes maior que a demanda calculada, em torno de 131 mil.<\/p>\n
S\u00f3 tr\u00eas disciplinas aparecem com raz\u00e3o negativa entre concluintes e demanda: Ci\u00eancias, L\u00edngua Estrangeira e a j\u00e1 citada F\u00edsica (veja o infogr\u00e1fico ao lado). Nas duas primeiras, os dados n\u00e3o refletem algumas condi\u00e7\u00f5es: a \u00e1rea de L\u00edngua Estrangeira \u00e9 atendida por formados em Letras, que tem alto \u00edndice de estudantes, e muitos Professores de Ci\u00eancias t\u00eam forma\u00e7\u00e3o em Biologia \u2013 que tem a maior propor\u00e7\u00e3o de concluintes.<\/p>\n
Ganho.O sal\u00e1rio de um Professor \u00e9, em m\u00e9dia, 40% menor que o de um profissional de forma\u00e7\u00e3o superior. Foi essa diferen\u00e7a de renda que fez Simone Ricobom, de 40 anos, deixar a doc\u00eancia em 1998 \u2013 ap\u00f3s cinco anos na \u00e1rea \u2013 para trabalhar na Previd\u00eancia Social. \u201cHavia o pensamento de que o Professor tinha de ser um pouco m\u00e3e e eu queria ser profissional. Tamb\u00e9m percebi que n\u00e3o havia proje\u00e7\u00e3o na carreira.\u201d Ela voltou a atuar na Educa\u00e7\u00e3o infantil entre 2008 e 2012, dessa vez na rede particular, mas se decepcionou novamente.<\/p>\n
O coordenador da Campanha Nacional pelo Direito \u00e0 Educa\u00e7\u00e3o, Daniel Cara, diz que o resultado da pesquisa desconstr\u00f3i um falso consenso sobre um \u201capag\u00e3o\u201d. \u201cOs dados refor\u00e7am que a principal agenda na quest\u00e3o Docente \u00e9 a da valoriza\u00e7\u00e3o\u201d, diz. \u201cValoriza\u00e7\u00e3o \u00e9 garantia de boa forma\u00e7\u00e3o inicial e continuada, sal\u00e1rio inicial atraente, pol\u00edtica de carreira motivadora e boas condi\u00e7\u00f5es de trabalho.\u201d<\/p>\n
M\u00ednimo de 30%. Delibera\u00e7\u00e3o de 2014 do Conselho Estadual de Educa\u00e7\u00e3o de S\u00e3o Paulo exige que as institui\u00e7\u00f5es de ensino superior sob sua responsabilidade, que incluem as estaduais (USP, Unicamp e Unesp) e funda\u00e7\u00f5es municipais, dever\u00e3o oferecer nos cursos de forma\u00e7\u00e3o de professores o m\u00ednimo de 30% da carga hor\u00e1ria de conte\u00fado did\u00e1tico-pedag\u00f3gico.<\/p>\n
O documento ainda exige que cursos deem aten\u00e7\u00e3o a atividades pr\u00e1ticas. O texto atual altera dispositivos de delibera\u00e7\u00e3o similar redigida em 2012. As institui\u00e7\u00f5es teriam at\u00e9 o ano passado para realizar as mudan\u00e7as. Como cabe ao conselho aprovar o reconhecimento dos cursos, as estaduais conseguiram renova\u00e7\u00e3o tempor\u00e1ria de um ano e depois devem se adequar.<\/p>\n
<\/p>\n
_<\/em><\/p>\n Fonte: Sinpro RS \/ com informa\u00e7\u00f5es de O Estado de S. Paulo.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n _<\/p>\n Jorn. FERNANDA MACHADO<\/p>\n Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goi\u00e1s<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Apesar de haver Escolas sem Professores no Brasil, o n\u00famero de licenciados entre 1990 e 2010 seria suficiente para atender \u00e0 demanda atual por Docentes. \u00c9 o que revela a pesquisa in\u00e9dita do Professor Jos\u00e9 Marcelino de Rezende Pinto, da Universidade de S\u00e3o Paulo (USP). Faltam, portanto, profissionais interessados em seguir carreira dentro da sala […]<\/p>\n","protected":false},"author":30,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_vp_format_video_url":"","_vp_image_focal_point":[],"footnotes":""},"categories":[13,16],"tags":[2052,2094,122],"class_list":["post-10649","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-geral","category-recomendadas","tag-mas-interesse-de-seguir-a-carreira","tag-pesquisa-mostra-nao-falta-professor","tag-sinpro-goias"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10649"}],"collection":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/30"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10649"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10649\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10649"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10649"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sinprogoias.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10649"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}