Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Vencedora do The Voice Brasil encerra nesta quarta-feira, 21, evento da Igualdade Racial em Goiânia

Ellen Oléria

 

Ellen Oléria

 

A cantora irá se apresentar nesta quarta-feira, 21, às 20 h, no Teatro SESI, encerrando a 1ª Mostra de Arte Negra de Goiânia, no Circuito da Igualdade Racial 2014 ” Por uma Goiânia sem racismo”. O Sinpro Goiás é um dos patrocinadores!

Troque seu ingresso por 2 kg de alimento na sede do Sinpro Goiás

Sinpro Goiás: Av. Independência, nº942, Leste Vila Nova (abaixo do terminal da Praça da Bíblia)

Ellen nasceu em Brasília e foi criada em Taguatinga. Inicialmente interessada mais em instrumentos,começou cantando em coros de igreja, por influência dos pais. Iniciou a carreira de cantora aos 16 anos. Ellen Oléria é atriz formada pela UnB. Atua desde o ano 2000 no circuito cultural como cantora, compositora e instrumentista autodidata. Ganhou inúmeras edições do Festival Universitário Finca (Festival Interno de Música Candanga) da UnB, sendo a maior vencedora da história do Festival de Música Tom Jobim do SESC – DF, multipremiada no Festival de Música dos Correios.

Com um repertório que atinge grande diversidade de público, Ellen Oléria abre shows de artistas de vários segmentos, com aprovação da crítica midiática e do público desde o jazz ao samba, do samba ao pop, do pop ao hip hop e do hip hop às manifestações do regionalismo brasileiro como o congado, os afoxés e o carimbó.

Em 2006 abre os shows de Lenine e do camaronês Richard Bona. Em 2007 participa da gravação do DVD comemorativo de 25 anos de carreira de GOG, grande referência do hip hop nacional, Ellen Oléria dividiu o palco com artistas como Lenine, Maria Rita e Paulo Diniz. Em agosto do mesmo ano, Ellen Oléria abre os shows de Geraldo Azevedo, Paulinho Moska e Monobloco.

O início de 2008 é marcado pela abertura do show de Chico César. É aplaudida de pé pelo público que a assistiu ao lado do amigo e guitarrista Rodrigo Bezerra no Femusic em Maringá. Em seguida, Oléria abre o show de Guilherme Arantes, e recebe ao lado de GOG no Canecão (RJ) inúmeros prêmios Hutúz com o CD Aviso às Gerações, que marca o encontro da brasiliense com o rapper GOG, parceria que, em 2009, a leva para o Fórum Social Mundial (PA), onde canta ao lado do grupo argentino Actitud María Marta. Ainda em 2009, Ellen Oléria abre o show de Ney MatogrossoMargareth MenezesMilton Nascimento e Sandra de Sá. Realiza também um show em Salvador e outro em São Paulo. Neste mesmo ano, lança o disco independente Peça, produzido pelo parceiro e guitarrista Rodrigo Bezerra. Em 2010, Ellen Oléria abriu o show de Leci Brandão na Marcha Mundial de Mulheres em São Paulo e dividiu o palco com Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, Diogo NogueiraMóveis Coloniais de Acaju e no aniversário de 50 anos de Brasília Ellen Oléria recebeu em seu palcoSandra de Sá. Também em 2010 integrando a banda Soatá a cantora participa da gravação do primeiro disco da banda que mistura ritmos amazônicos com rock’n roll. Em 2011 a cantora grava seu DVD com a banda Pretutu, Ellen Oléria e Pret.utu – Ao Vivo no Garagem, com as participações de Hamilton de Holanda e o rapper Emicida. No ano de 2012 além de gravar um documentário pelos interiores do Estado do Pará com a banda Soatá e mestres do carimbó a cantora ganha notória visibilidade ao ganhar o título de a voz do Brasil no reality show The Voice Brasil exibido pela TV Globo.1 Em 2013, Ellen Oléria grava seu 4º disco, pela Gravadora Universal Music do Brasil com participação de Carlinhos Brown. Atualmente a cantora apresenta seu novo trabalho pelo país.

A cantora apresenta seu projeto autoral como fio condutor em um novo momento de expressão no cenário musical. Costurado a esse fio, seu projeto apresenta também versões poderosas da consagrada música brasileira que se expande na voz de Ellen em arranjos modernos.

Sua voz vai da emoção mais singela de “anunciação” (Alceu Valença), aos scratches vocais da autoral “testando”. É um encanto ouví-la cantar tanto “geminiana” (parceria dela com Felipe Viegas e Poliana Martins), e “linha de nazca” (só de Ellen), quanto “Maria, Maria” (de Milton Nascimento e Fernando Brant), interpretada no álbum com esplendor de quem canta para o mundo, assumindo a letra com uma certeza quase autobiográfica.

_

Fonte: Wikipédia / ellenoleria.com.br

_

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás