Secretário de Formação e Analista de Mídias Sociais, ambos do Sinpro Goiás, participam do evento

O Secretário de Formação, o Prof. Railton Nascimento e a Analista de Mídias Sociais, Déborah de Sousa, ambos do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás) e também, a Coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Cristina de Castro, participam a partir de hoje, 16, do 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que acontece no Hotel Braston, em São Paulo. O evento, que tem a expectativa de receber cerca de 500 participantes de todo o país, acontece até domingo, 18.

O encontro contará com a participação do ex-presidente Lula, que ainda nesta manhã de sexta-feira, deverá tratar de vários temas, como o papel da mídia tradicional, as eleições de 2014 e a importância do ativismo digital.

Segundo o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, diante das manipulações da mídia monopolizada, Lula tem dado grande importância aos que atuam na internet, tento concedido em 2010, em pleno Palácio do Planalto, a primeira entrevista coletiva na história do Brasil a um grupo de blogueiros e participado, em junho de 2011, do II Encontro Nacional dos Blogueiros, em Brasília. Em abril passado, o ex-presidente voltou a falar com os blogueiros, numa segunda entrevista coletiva que também gerou violenta reação da velha mídia.

Hoje ainda, 16, será promovido um seminário internacional que se propõe a dar continuidade aos debates do 1º Encontro Mundial de Blogueiros realizado em outubro de 2011, em Foz do Iguaçu (PR). Seis conferencistas internacionais discutirão mídia, poder e América Latina, seguido de um debate sobre a luta pela democratização da mídia no Brasil.

No sábado, 17, a proposta é retomar a experiência do primeiro encontro nacional realizado em 2010. As atividades serão iniciadas com uma discussão sobre a juventude e a força das novas mídias e seguidas por “desconferências”, com formação por grupos de debates, nos quais ativistas convidados e todos os participantes terão vez e voz para relatar suas experiências e participar das discussões. Após as desconferências, os grupos voltam a se reunir para discutir a mídia e as eleições de 2014 e, na sequência, haverá uma festa de confraternização.

Já no domingo, os trabalhos serão sobre a Carta de São Paulo e as ações do movimento de blogueiros e ativistas digitais.

Data: 16/5 –  6ª feira

9h — Abertura

10h — Debate: Mídia, poder e contrapoder

Ignácio Ramonet – fundador do jornal Le Monde Diplomatique (França);

Pascual Serrano – criador do sítio Rebelion (Espanha);

Andrés Conteris – Integrante do movimento Democracy Now (Estados Unidos);

Dênis de Moraes – professor da Universidade Federal Fluminense.

14h — A mídia na América Latina

Osvaldo Leon – integrante da Agência Latina Americana de Informação (Alai-Equador)

Damian Loreti – professor (Argentina)*;

Iroel Sánchez – blogueiro cubano;

Emir Sader – sociólogo e cientista político.

17h — A luta pela democratização da mídia no Brasil

Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão (Frentecom)*;

Rosane Bertoti – coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC);

Laurindo Lalo Leal Filho – professor da USP e ex-ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC);

Luciana Santos – vice-presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e deputada federal por Pernambuco.

Data: 17/5 – Sábado

9h — A juventude e a força das novas mídias

Pablo Capilé – Fora do Eixo;

Renato Rovai – revista Fórum;

Beá Tibiriçá – Coletivo Digital

14h — Troca de experiências sobre a blogosfera e o ciberativismo;

19h — Festa de confraternização.

Data: 18/5 – Domingo

10h — Plano de ação do movimento nacional de blogueiros;

Definição do local do V Encontro Nacional, em 2016;

Aprovação da Carta de São Paulo;

Eleição da nova comissão nacional organizadora.

Convidados para iniciar os debates das desconferências:

• Marco Aurélio Weissheimer (RS);
  • Deodato Ramalho (CE);
  • Beto Mafra (MG);
  • Cido Araujo (SP);
  • Bemvindo Siqueira (RJ).

Fonte: Contee / Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Jorn. FERNANDA MACHADO