Nota de Repúdio ao Colégio Marechal Duque de Caxias

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás) manifesta publicamente o seu repúdio as sumárias demissões de docentes realizadas pelo Colégio Marechal Duque de Caxias, ocorridas nesta data (30/08).

Segundo as informações recebidas, o suposto motivo das demissões é a participação de docentes na reunião realizada ontem (29/08), organizada pelo Sinpro Goiás para esclarecimentos gerais aos professores sobre questões legais trabalhistas.
O ato de represália praticado pela Instituição de Ensino é autoritário e inadmissível, sobretudo se levado em conta os deveres sociais e de cidadania que lhe são impostos em razão da natureza de sua atividade, nos quais, sem dúvida, se inserem o respeito à democracia e liberdade, assegurados constitucionalmente a todos os cidadãos.
As noticiadas demissões, inquestionavelmente,  demonstram falta de bom senso por parte dos gestores da destacada Instituição de Ensino, bem assim a sua intolerância à Ordem Democrática e à Paz Social, das quais faz tabula rasa ao adotar tal medida.

A propósito, no destacado encontro, o Sinpro Goiás tomou conhecimento de diversos descumprimentos a deveres legais trabalhistas, praticados com habitualidade pela Instituição em desfavor de seus professores.

O Sinpro Goiás, fiel ao seu compromisso com a defesa da categoria docente e da Ordem Democrática, que o Colégio Marechal Duque de Caxias renega, tomará todas as medidas administrativas e judiciais para apurar, rigorosamente, todas as irregularidades trabalhistas de que tomou conhecimento, em respeito aos docentes e aos próprios alunos da Instituição de Ensino.

Exigimos respeito aos trabalhadores da educação, que devotam suas vidas à qualidade do ensino dos nossos filhos e filhas.

Professor Railton Nascimento Souza
Presidente do Sinpro