No primeiro dia, número de inscritos passa de 607,2 mil e supera o registrado em 2013

Poucas horas após a abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o número de inscritos superou o total do primeiro dia da edição de janeiro de 2013. Com base no balanço das 12h30 desta segunda-feira, 6, já são 607.210 candidatos inscritos — foram 593 mil no primeiro dia do ano passado.

Nesta primeira edição de 2014, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira, 6, que mais de 90% das instituições federais oferecem vagas pelo Sisu. “A principal novidade é que tivemos forte expansão de cursos ofertados, quase mil a mais em relação ao ano passado, já que mais universidades estão aderindo”, afirmou. “Os estudantes têm mais opção. Isso ajuda a democratizar o acesso.”

Minas Gerais é a unidade da Federação com o maior número de vagas disponíveis pelo Sisu — mais de 20 mil. Em seguida, Rio de Janeiro (16.740) e Bahia (12.459). Os cursos com maior número de oferta são os de pedagogia, administração e matemática. A oferta na área de medicina teve crescimento expressivo nesta edição, com 2.925 vagas, contra as 1.830 do ano passado. Os cursos de engenharias somam mais de 25 mil vagas.

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu.

Cotas — O ministro destacou também que mais de 40% das vagas são ofertadas, este ano, com base na Lei de Cotas [Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012]. Pela legislação, o mínimo previsto para este ano é de 25% de ocupação das vagas com base na lei. “As universidades estão se antecipando”, disse. “É a consolidação da lei.”

Nesta primeira edição do ano, 41,7% das vagas destinam-se a estudantes que atendem os critérios da Lei de Cotas. No ano passado, o número foi de 30,9%.

Inscrições — Os candidatos ao acesso à educação superior pública por meio do Sisu têm prazo até as 23h59 do dia 10 (horário de Brasília) para fazer a inscrição on-line na página do sistema. O estudante pode fazer até duas opções de curso.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás