Encontro de Organizações Sindicais da Ieal, Contee ressalta importância da construção de políticas para a educação

A coordenadora-geral da Contee, professora Madalena Guasco Peixoto, participou, na noite desta quinta-feira, 23, da mesa de abertura do Encontro de Organizações Sindicais de Educação Superior da América Latina e Caribe, realizada no Salão Nobre da UFCSPA, em Porto Alegre. Em sua fala, Madalena ressaltou a importância da troca de experiências entre as entidades que representam os trabalhadores e trabalhadoras do setor em toda a América Latina, mas, mais do que isso, a possibilidade, oferecida pelo encontro, de construção efetiva de políticas que assegurem a educação como instrumento de transformação social, desenvolvimento e soberania para os países do continente.

A abertura foi seguida de palestra do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, acerca da integração das universidades da América Latina, através da experiência do Grupo Montevidéu (AUGM), o qual reúne 30 universidades do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Essas instituições participam ativamente de diferentes atividades de mobilidade acadêmica e de pesquisa, cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento e consolidação da Educação Superior da região, bem como da investigação científica e tecnológica.

O encontro segue até amanhã, 25, e a programação pode ser consultada no blog, que também transmitirá ao vivo os debates.

Assista a abertura do encontro aqui.

Fonte: Portal Contee

Jorn. FERNANDA MACHADO