Debate sobre carreira, formação e financiamento

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guaco Peixoto, fez ontem, 24, no segundo dia do encontro, um apanhado histórico da ação do setor privado e do lobby que o fez ser mantido durante a história. A apresentação fez parte da mesa que debateu o financiamento e a educação do ensino superior, durante o segundo dia do Encontro de Organizações Sindicais de Educação Superior da América Latina e Caribe, nesta quinta-feira. Em sua fala, Madalena destacou questões como o processo de mercantilização, a atual formação de oligopólios no setor e o risco à soberania.

A diretora da Contee também fez parte da mesa formada pelo diretor de Relações Internacionais do Proifes-Federação, Gil Vicente Reis de Figueiredo, a presidenta da UNE, Virgínia (Vic) Barros e o vice-presidente da Fauech, no Chile, Iván Salas Pinilla. O diretor do Proifes tratou do financiamento da educação universal e de qualidade (ver apresentação), ao passo que a presidenta da UNE destacou a luta contra os tubarões do ensino. Já Pinilla abordou o atual quadro no Chile, com a atuação estudantil e as tentativas da mídia de manobrar a ação dos chilenos em defesa da educação.

Antes desse debate, pela manhã, o tema em pauta foi a carreira docentes. O diretor do Sinpro-RS, Marcos Fuhr, que também representou a Contee, discursou sobre a experiência da carreira docente na rede privada. Em seguida, a representante Conadu (Argentina), Yamile Socolovsky, falou ao público sobre a realidade enfrentada pelos professores argentinos em relação à carreira. Por sua vez, o presidente do Proifes-Federação, Eduardo Rolim, abordou o modelo brasileiro para a carreira dos professores das instituições federais e os avanços obtidos nos últimos dez anos (ver apresentação).

A última mesa do dia, da qual a professora Madalena Guasco também participou, ao lado da vice-presidenta mundial da Ieal e secretária de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Juçara Dutra Vieira, propôs uma reflexão sobre o papel das universidades na formação de professores.

O encontro continua nesta sexta-feira, 25. A coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, participará da mesa que conduzirá a plenária de organização sindical.

Acompanhe o encontro aqui.

Fonte: Contee

Assess. de Imprensa / Comunic. do Sinpro Goiás