Contee participa de debate sobre a estratégia global para a educação

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, o coordenador da Secretaria de Finanças, Fábio Eduardo Zambon, e a coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia, Rita Fraga, representaram a Contee no XI Congresso da Federação Nacional da Educação (FNE), de Portugal, realizado neste último fim de semana.

A atividade, que reelegeu João Dias da Silva como secretário-geral da entidade para os próximos quatro anos, contou com a presença de representantes de todos os estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), à qual a Contee é filiada. Os cerca de 500 delegados reunidos na cidade portuguesa de Matosinhos ainda aprovaram duas resoluções: a primeira pelo fim da austeridade e por políticas de crescimento e emprego; e a segunda, pelo reforço da Europa social através da participação nas eleições de 25 de maio, aprovada por unanimidade. Além disso, foi votado o Plano de Ação Sindical para a nova gestão.

Antes do congresso, na última sexta-feira (16), foi realizado um seminário internacional em que as delegações internacionais promoveram uma reflexão sobre os efeitos da crise na educação. A coordenadora-geral da Contee apresentou uma síntese do panorama educacional no Brasil, com destaque para o perverso processo de financeirização e desnacionalização do ensino, bem como para a tramitação de matérias importantes, como o Plano Nacional de Educação (FNE) e o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes).

Segundo a FNE, a perspectiva da CPLP sobre os efeitos da crise na educação esteve a cargo de Maria Arminda Bragança, que apresentou alguns números, enfatizando os altos níveis de abandono escolar, os baixos padrões de escolaridade e as disparidades de gênero no domínio do acesso à escola. O debate concluiu pela necessidade de todas as organizações sindicais afinarem uma estratégia global para definir aquela que deverá ser a agenda pós-2015 para a educação.

Fonte: Contee

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás