4º Seminário de Gênero e Etnia

Entre os dias 25 e 27 de abril foi realizado o “4º Seminário de Gênero e Etnia da Fitrae-BC” organizado pelo Coletivo de Mulheres da federação, na Cidade de Goiás, no Hotel Villa Boa. Participaram do evento 58 delegados representantes de 8 entidades filiadas e da Fitrae-BC, que debateram o tema “Saúde: direito seu, direito meu, direito nosso”, dividido em quatro painéis temáticos. O encontro foi aberto na sexta-feira, pelo presidente da Fitrae-BC, Geraldo Profírio Pessoa, que na sua saudação aos participantes do evento disse da satisfação da federação em realizar o 4º Seminário e parabenizou o Coletivo de Mulheres pelos temas escolhidos, que na sua opinião, irão contribuir, não só para a saúde das mulheres, mas, também, para o conhecimento da necessidade de se avançar na luta pela igualdade dos direitos, contra as discriminações de toda espécie, contra a precarização do trabalho e na defesa da dignidade e do respeito às mulheres trabalhadoras em educação.

Após a saudação do presidente da Federação, a Escola PluriCultural-Odé Kayode – Vivências Afro indígenas (cidade de Goiás) fez uma bela apresentação do folclore afro indígena, com a dança do Maculelê, que muito aplaudida pelos presentes.

Em seguida deu-se início as palestras com o tema “Avanços nos direitos das mulheres trabalhadoras em educação”, que teve como mediadoras as professoras Zilmarina Camilo e Rosilene Costa. A palestra foi proferida pela professora Rita Zambon, secretária de Gênero e Etnia da Conteee.

No sábado 26/04, o evento foi reiniciado com dois painéis. O primeiro, “Saúde da Mulher Trabalhadora em Educação: DST/ Métodos conceptivos/higiene”, apresentado pela professora Elaine Euzébio de Lima e o segundo, “Saúde daeminário de Gênero e Etnia da Fitrae-BC Mulher Trabalhadora em Educação: Saúde da mulher com recorte étnico racial”, proferido pela professora Cintia Clara, da Diretoria da Mulher/ Igualdade racial – Anápolis – Goiás. A mesa foi mediada pelas delegadas Sirley Rodrigues de Sousa e Wânia Lima de Oliveira.

No sábado à tarde, foi apresentado o último painel “Nutrição para mulheres”, com a nutricionista Dra. Laila Rios Biancardini, que mostrou a necessidade da mudança de hábitos alimentares para boa saúde das mulheres em todas as fases da vida.

O evento foi finalizado com debates e apresentação do Documento Final do Seminário e com um workshop sobre Dicas de Maquiagem, com o estilista Jean Marsoly. O domingo foi dia livre para passeio turístico pela Cidade de Goiás.

Fonte: Fitrae-BC

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás