Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Lei da Mordaça chega na Assembleia Legislativa de Goiás

Esta semana o projeto “Escola sem partido” chegou à Assembleia Legislativa de Goiás pelas mãos do deputado estadual Humberto Teófilo. O texto, que possui uma redação bastante confusa e inúmeros pontos que divergem entre si, apresenta dois itens que merecem destaque:

1. Inicialmente o texto tenta se justificar para garantir uma suposta liberdade de aprendizagem, como se atualmente houvesse uma proibição sobre os materiais que os estudantes podem acessar para a construção do conhecimento.

2. Na sequência, no entanto, o texto determina que a “liberdade de ensino do professor será limitada”, propondo inclusive a avaliação dos conteúdos apresentados por pais dos alunos, a proibição de livros didáticos que possam vir contra as crenças familiares do estudante e a retaliação a professores que por ventura ousarem retratar fatos históricos sem que tenha a certeza de que os familiares do aluno concordam ou não.

O projeto deve ser apreciado nos próximos dias pelos deputados e sabemos das chances reais de aprovação deste, que é mais uma estratégia de desvalorização do professor e enfraquecimento das bases democráticas que nossa constituição foi construída.

O projeto, super valorizado por alguns por conta do nome do ‘Escola Sem Partido’ e da falsa ideia de despartidarização, é na verdade uma forma de despolitizar e levar a educação brasileira para a ignorância política, fazendo a manutenção de poderes e distanciando a educação do seu real objetivo: compreender e transformar o mundo.

Veja o projeto na íntegra AQUI