Toma posse a nova diretoria do Sinpro Goiás

DSC_4681

À mesa, presidida pelo professor Alan Francisco de Carvalho, autoridades da área de educação e sindicalistas prestigiam a posse da nova diretoria do Sinpro Goiás

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás) tem nova diretoria. Em solenidade realizada na noite de quinta-feira, dia 17 de outubro, foram empossados os sindicalistas que responderão pela direção da entidade que representa os docentes dos estabelecimentos particulares de ensino, em Goiás, pelo triênio 2013-2016. Na presidência, permanece o professor Alan Francisco de Carvalho e, na vice-presidência, está o professor Orlando Lisita Júnior, que é também atual presidente da Associação de Professores da PUC Goiás (Apuc).

Prestigiado pela presença de autoridades da área da educação e por sindicalistas, o evento foi realizado no auditório do Hotel Empresarial Biss Inn, no Setor Universitário, em Goiânia. O cerimonial esteve a carga da professora Zilmarina Zilmarina Camilo de Oliveira, Secretária de Gênero e Etnia do Sinpro Goiás. O evento foi, também, um momento de celebração dos 50 anos existência do Sinpro Goiás, que se completarão dia 27 de dezembro.

Na solenidade, também foram empossados os quatro novos delegados sindicais eleitos pelos professores da PUC Goiás: Goiaz do Araguaia Leite Vieira; Mardônio Pereira da Silva; Maria Ximena Vázquez F. Lima e Rodrigo Mariano da Silva.

Compondo a mesa, presidida pelo professor Alan Francisco de Carvalho, estavam a professora Maria Ester Galvão de Carvalho, presidenta do Conselho Estadual de Educação; professor Elcivan Gonçalves França, presidente do Conselho Municipal de Educação; professor Geraldo Profírio Pessoa, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (FitrasBC); professora Ailma Maria, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); professora Maria Eusébia, presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Cleuber Maia, representante da Força Sindical, em Goiás.

Em breves pronunciamentos, os integrantes da mesa saudaram a diretoria do Sinpro Goiás e fizeram referências à trajetória de 50 anos do sindicato. O professor Alan Francisco de Carvalho, em seu discurso, teceu considerações sobre os desafios a serem enfrentados pela gestão que se inicia e reafirmou o compromisso dos que tomaram posse com a tradição de luta do sindicato, seu compromisso com a categoria docente, em defesa dos interesses e seus direitos dos profissionais do ensino, assim como com a construção de um país mais justo, por meio da educação.

A noite foi, ainda, marcada por homenagens à professora Adeladir Abadia da Silva e ao professor e advogado José Geraldo de Santana. Até então vice-presidente do Sinpro Goiás, ela deixou a diretoria, porém continua a ser a representante da categoria no Conselho Municipal de Educação.

Geraldo Santana recebeu a homenagem por ser, ao longo de vida de professor, intensamente dedicado ao sindicato e à causa da educação. Ele foi presidente do Sinpro Goiás por quatro mandatos, de 1986 a 1998, período em que, por exemplo, atuou de modo decisivo quando da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de Goiás. Na extensa folha de serviços prestados à categoria docente, conta-se ainda, a sua marcante presença na galeria de presidentes do Conselho Estadual de Educação.