Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Sinpro Goiás combate ilegalidades trabalhistas das escolas conveniadas com a Prefeitura de Goiânia

O combater às irregularidades trabalhistas praticadas pelas escolas particulares conveniadas com a Prefeitura de Goiânia, por parte do Sinpro Goiás, foi intensificado com medidas enérgicas.  O sindicato não admite violação de direitos dos professores e mobilizará o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público estadual e Ministério do Trabalho para uma ação coordenada visando a pôr fim a essas ilegalidades.

Ao todo, são alvo da ação do Sinpro Goias 54 escolas particulares de educação infantil, classificadas como filantrópicas, mantidas com recursos públicos, por meio de convênios parciais com a prefeitura de Goiânia. Geralmente, essas instituições de ensino não cumprem a convenção coletiva e, ao contratar professores, quando assinam a carteira de trabalho, registram-nos  como monitores ou instrutores para pagam salários irrisórios.

Os professores e professoras dessas escolas, animados pela atuação do Sinpro Goiás, têm se encorajado e denunciado as ilegalidades trabalhistas. O caso mais recente foi o das professoras da Creche e Educandário Espírita Casa do Caminho, do Jardim Curitiba, em Goiânia, que, dia 17 de abril, iniciaram uma greve de três dias em protesto contra os atrasos de salários.