Sinpro Goiás apóia I Seminário sobre Segurança nas Escolas do Conselho Municipal de Educação

Ocorre nesta quinta-feira (31), das 8h às 11h e das 13h às 17h, o I Seminário do Conselho Municipal de Educação (CME) sobre a Segurança nas Instituições Educacionais de Goiânia.  A atividade será no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e conta com o apoio do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás.

O evento pretende construir uma rede interdisciplinar e intersetorial permanente de enfrentamento e prevenção às violências nas instituições de ensino de Goiânia. Além disso, o seminário pretende:

• Conhecer os dados, estudos e materiais produzidos em Goiânia sobre violência.
  • Sensibilizar a comunidade educacional, bem como toda sociedade civil, acerca do tema.
  • Apresentar experiências exitosas de enfrentamento e prevenção às violências.
  • Propor e alinhar ações interdisciplinares e intersetoriais com a comunidade educacional, o executivo, o legislativo e o judiciário.

Matutino – 8h às 11h

8h – Abertura: Recepção
8h15min – Apresentação cultural: Ciranda da Gente – Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
8h40min Tema geral: Principais fatores das situações de violências, suas causas e desdobramentos.

Tema 1 – Notificações das Violências em Goiânia SMS e HC-UFG.
Palestrante: Dra. Marta Maria Alves da Silva.

Tema 2 – Impacto da Tecnologia Digital no Desenvolvimento Infantil.
Palestrante: Prof. Dr. Raphael Moura Cardoso.

Tema 3 – Educação contra a violência e a cartilha: O que é violência – NEVIDA/UFG.
Palestrante: Profa. Dra. Silvia Rosa da Silva Zanolla.
Mediadora: Profa. Mestre Acácia Aparecida Bringel – Presidente do CME.

Vespertino – 13h às 17h

13h15 – MESA REDONDA

Relato 1 – Projeto Conviver Comigo e com o Mundo: Escola Interamérica.
Palestrante: Profa. Mestre Eloá Parada.

Relato 2 – Rede de atenção a crianças, adolescentes, mulheres e idosos de Goiânia: possibilidades de atendimento articulado e humanizado.
Palestrantes: Mestre Railda Martins e Profa. Mestre Agda Asevedo.

Relato 3 – Programa Educacional de Mediação de Conflitos.
Palestrante: Profa. Cledia Pereira.

Relato 4 – Projeto Defensoria Pública nas Escolas: a construção de uma cultura de paz, a promoção dos direitos humanos e da cidadania, e o acesso à justiça por meio da mediação e conciliação extrajudicial a partir da escola
Palestrante: Dr. Tiago Gregório Fernandes.

15h – Debate

16h – Elaboração da Carta de Intenções e da Agenda de Ações 2020.

Clique para se inscrever

Para mais informações ligue (62) 3524-1727 ou pelo e-mail seminarioseguranca@gmail.com.