Sindicatos de professores fortalecem mobilização no continente

Educadores de países do Cone Sul estão reunidos em Buenos Aires, Argentina, no Encontro  Sub-regional: Rumo a um Movimento Pedagógico Latino-Americano. A atividade faz parte do processo de preparação dos sindicatos filiados à Internacional da Educação (IE)  para o III Encontro: Rumo a um Movimento Pedagógico Latino-Americano, que ocorrerá entre 2 e 4 de dezembro deste ano, em San José, na Costa Rica.

Durante a abertura, estiveram presentes líderes sindicais e educadores da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, bem como convidados especiais de El Salvador, Costa Rica e Espanha estavam presentes. As organizações filiadas a IE da Argentina, a Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina (CTERA), a Confederação de Educadores de Argentina (CEA) e da Federação Nacional dos Docentes Universitários (Conadu) deram as boas vindas aos participantes.

O secretário de Relações Internacionais da CTERA, Eduardo Pereira, elogiou os esforços de países como Chile e Paraguai presente na defesa da educação pública, parabenizou a vitória recente do movimento sindical no Uruguai, mas observou que estas vitórias falam de um “problema” que devem ser revistos tendo em vista a “direção que está tomando o governo” daquele país. Para Pereira, “estamos em um momento em que é essencial aprofundar o debate político de estar alertas aos ataques da direita”. Ele acrescentou que as forças que procuram minar a soberania do povo “não têm escrúpulos ou força democrática para derrubar os governos progressistas “.

O presidente do Comitê Regional da IE, Hugo Yasky, abriu a reunião lembrando o papel do movimento latino-americano dos sindicatos do setor de educação, que é “separar o que nós queremos para a educação pública daquilo que os que pretendem privatizá-la querem. Se fosse de outra forma estaríamos fazendo ‘simpósios’ para discutir “avaliação e seus benefícios’, o que não é o caso.”

Imprensa Contee
Com informações do site da Internacional da Educação