Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Saúde: Professor (a) mantenha suas alunas informadas

Professor (a),

 

Começou ontem, 10, a campanha de vacinação, em meninas de 11 a 13 anos, contra o papiloma vírus humano (HPV). Leve o tema para sala de aula, alerte suas alunas, mantenha seus (as) alunos (as) bem informados (as) e  ensinando-os (as) a cuidarem da saúde.

O HPV é a principal causa do câncer de colo de útero, por conter um agente que causa alterações celulares. O Ministério da Saúde orientou que a primeira dose, fosse oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também está sendo realizada em postos de saúde.

A vacina previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Para se imunizar é necessário apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o quadro de proteção, sendo a segunda, aplicada depois de seis meses e, a última, cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida também, a meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as de 9 anos.

O câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, ficando atrás somente, do câncer de mama e de cólon e reto. Existem no total, mais de 150 tipos de HPV e, se não diagnosticado precocemente, pode causar o câncer de colo de útero.

Sintomas do HPV na mulher

(lembrando que homens também contraem a doença)

Várias pequenas verrugas de tamanhos variáveis na vulva, grandes ou pequenos lábios, vagina, colo do útero e/ou ânus, que podem estar tão juntas que formam placas.

São sintomas do HPV na boca:

Várias pequenas verrugas de tamanhos variáveis que podem estar nos lábios, bochechas, língua ou garganta. Elas também podem estar tão juntas que formam placas.

Sintomas do HPV no homem

Os sintomas do HPV no homem podem ser: Várias pequenas verrugas de tamanhos variáveis, no pênis e/ou no ânus, que podem estar tão juntas que formam placas.

Contudo, o homem e mulher, apesar de estarem contaminados com o vírus do HPV, podem não apresentar sintomas, embora possam transmitir a doença a outros através do contato íntimo sem preservativo.

Diagnóstico do HPV

O diagnóstico do HPV pode ser feito através do exame clínico-visual. Na mulher, as lesões do colo do útero relacionadas com o HPV podem ser detectadas pelo teste de Papanicolau(preventivo) ou colposcopia com biópsia.

Assim que a doença for diagnosticada, deve-se iniciar o tratamento.

Tratamento para HPV

O tratamento para o HPV consiste em utilizar pomadas específicas diariamente durante, aproximadamente, 2 anos. Algumas lesões do HPV podem ainda ser tratadas com a utilização da cauterização  e do laser. Cabe ao médico e a paciente a decisão de qual tratamento será mais indicado, avaliando a questão custo/benefício.

Fonte: http://www.tuasaude.com/sintomas-de-hpv

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás