Sai reajuste salarial antecipado para docentes da escolas particulares de Goiânia

Negociação garante antecipação salarial de 10,5%, para o piso, e de 8% para demais salários, em março

Definido o reajuste salarial antecipado para os professores das escolas particulares de Goiânia. O piso salarial teve reajuste de 10,5%. Os salários com valores acima do piso estão com reajuste de 8%. Pela negociação feita entre o Sinpro Goiás e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (Sepe), o reajuste já será aplicado sobre os salários relativos ao mês de março.

Com essa negociação, o sindicato assegurou reajuste, para os professores da educação básica da capital, dois meses antes da data-base, que é primeiro de maio.

Há dois anos o Sinpro Goiás realiza campanha para antecipar reajustes salariais, com um crescente sucesso. O atual processo de negociação teve início em outubro do ano passado.

As negociações prevêem que, na data-base, em 1º de maio, uma vez oficialmente definidos os índices da inflação do período de um ano, a diferença será imediatamente acrescida aos salários, bem como o que venha a ser negociado a título de ganho real.

Foram feitas negociações de clásulas financeiras de três convenções coletivas e dois acordos coletivos.

Educação básica – interior
O primeiro compromisso firmado pelo Sinpro Goiás foi Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Goiás (Sinepe), que representa as instituições de ensino estabelecidas fora da capital. Por esse acordo, os prrofessores da educação básica, do interior, estão com salários reajustados em janeiro entre 5% e 9%.

Educação superior
A seguir, o Sinpro Goiás firmou convenção coletiva com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg) e válida por dois anos. Nessa convenção, ficou definido o reajuste salarial de 5,13%, antecipadamente a partir de 1º de fevereiro de 2012, ou seja, três meses antes da data-base, que é 1º de maio.

O mesmo índice de 5,13% foi aplicado aos salários dos docentes da Faculdade Araguaia, instituição de ensino superior que, assim como a PUC Goiás, assina separadamente acordo coletivo de condições de trabalho e reajustamento salarial com o Sinpro Goiás.

PUC Goiás
No caso da PUC Goiás, a antecipação do reajuste salarial resultará em índice igual ao do INPC, correspondente dos 12 meses anteriores à data-base, acrescido de 0,6%, em agosto de 2013, a título de ganho real de salário.

A negociação do Acordo Coletivo com a PUC Goiás ainda não se encerrou, mas, conforme o aprovado na assembleia dos professores, realizada dia 22 de fevereiro, o reajuste será concedido na seguinte escala:

1,2449%, em 1º de fevereiro, sobre o salário de janeiro de 2013, correspondente INPC do período de maio a julho de 2012;

1,8005%, em 1º de março, calculado sobre o salário de janeiro de 2013, e correspondente ao INPC de agosto a outubro de 2012;

2,2158%, em 1º de abril, calculado sobre o salário de janeiro de 2013, e correspondente ao INPC de novembro de 2012 a janeiro de 2013;

O percentual apurado pelo INPC no período de fevereiro a abril de 2013, em 1º de maio de 2013, calculado sobre o salário de janeiro de 2013;

0,6% em 1º de agosto de 2013, calculado sobre o salário de janeiro de 2013, não cumulativos.

A negociação do Acordo Coletivo com a PUC Goiás não terminou ainda.

A assembleia do dia 22 de fevereiro pleiteou a continuidade das discussões de pontos importantes, tais como: a progressão horizontal; bolsas de estudo para a pós-graduação lato e stricto senso; efetividade de acesso já assegurado no acordo e regulamento da carreira docente aos professores horistas (efetivos com mais de três anos na Universidade) para os regimes de trabalho de tempo parcial e integral (TC I -20 horas, TC II – 30 horas e TI-40 horas; e participação financeira da Universidade no Plano de saúde Unimed para os/as titulares e dependentes.