RETROSPECTIVA 2019: XIII Jornada de Formação de Professores Continuada reúne centenas de professores de instituições de ensino particulares para discutir educação

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, realizou nos dias 8 e 9 de novembro, a 13ª Jornada de Formação para os Professores e Professoras das instituições de ensino privado do município de Goiânia.

Participaram do evento 466 profissionais da educação que atuam na rede particular de ensino. A programação teve como tema central a “Educação Infantil: identidade e desafios”, que abordou temáticas contemporâneas de relevância para os profissionais da educação no que diz respeito à teoria e aos aspectos metodológicos, quanto no que diz respeito à promoção dos espaços de discussão sobre as práticas educativas das instituições privadas de ensino que atendem a Educação Infantil.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um dos destaques das discussões do evento e contou com nomes como Alessandra Jàcome de Araújo,  que é Coordenadora de Etapa da Educação Infantil da Comissão de Currículo do Estado de Goiás e Cíntia Camila, da Secretaria Municipal de Educação e articuladora de Gestão do ProBNCC Goiás.

Na abertura do evento, o Professor Railton Nascimento, presidente do Sinpro Goiás, conclamou a categoria para se filiarem ao sindicato e estarem mais próximas da entidade no que diz respeito às ações de manutenção dos direitos da categoria.

“A nossa base, que é composta majoritariamente por mulheres, está exposta à inúmeros tipos de violações dentro das salas de aula e a reforma trabalhista veio para deixá-la com cada dia menos suporte legal para sua defesa. Estas atividades precisam ir para além das atividades formativas, mas precisam discutir o assédio moral e sexual dentro das salas de aulas e instituições de ensino, a valorização da categoria e condições dignas de trabalho. O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás continua atuante na defesa da categoria e sua filiação é um elemento poderoso para esta luta”, frisou Railton em sua fala.