Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Professor recria linha do tempo do Facebook para ensinar história

O professor Paulo Alexandre da Silva Filho, 38, achou um jeito diferente de ensinar história para seus alunos do ensino médio: criando imagens que simulam a linha do tempo do Facebook, cheias de eventos e personagens históricos. Trata-se da adaptação para o português de um conteúdo que circula originalmente em inglês pela rede social.

O objetivo era juntar essa plataforma, que é de interesse dos jovens, com o conteúdo didático da sala de aula. Dessa forma, o ambiente digital seria utilizado como uma ferramenta de aprendizado pelos alunos. As aulas são ministradas em escolas públicas da região de Recife, em Pernambuco.

Nas montagens que simulam a linha do tempo, há muita informalidade e também palavrões. “É mais uma brincadeira baseada em um fato, com doses de linguagem politicamente incorreta, do que propriamente um material didático”, reconhece.

O professor estimula que os estudantes acessem os conteúdos criados por ele pela internet, incluindo posts no próprio Facebook. Assim, o estudo é estendido da classe para a casa dos alunos.

Segundo Silva, o trabalho foi bem recebido por seus estudantes, que espalharam a brincadeira. “Quando montei, fiz só para minhas turmas do ensino médio, sem a intenção de divulgar para mais ninguém. Coloquei no meu blog, mas nunca tive a pretensão de que o trabalho fosse massificado. Foi uma surpresa”, disse.
Além do superficial
Apesar da popularidade, o professor salienta que é preciso cuidado para utilizar esse tipo de ferramenta. “Acho preocupante quando os estudantes se apegam aos materiais simplificados e superficiais. Esse tipo de abordagem jamais poderá superar uma aula bem coordenada e nunca terá maior aproveitamento do que uma boa leitura. É mais uma brincadeira”, explicou.

Além da iniciativa com a rede social, Silva utiliza outras tecnologias em suas aulas. Ele abastece um blog com material histórico regularmente, disponibiliza conteúdo no serviço de hospedagem Google Drive e já usou até games para auxiliar o aprendizado dos alunos.

O sucesso da iniciativa motivou o professor a produzir novos materiais, que contam um pouco da história do Brasil e da evolução das espécies – o conteúdo abaixo, cedido por Silva para o UOL Tecnologia, ainda não foi publicado por ele.

Fonte: tecnologia.uol

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás