Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Professor lança livro sobre a história da UNE

O movimento estudantil recebe mais uma peça para contar sua história. O livro “UMA HISTÓRIA DA UNE (1945 – 1964)”, do professor universitário André Luiz Rodrigues de Rossi Mattos, faz um recorte do período de 20 anos pré-ditadura militar no Brasil e aborda o conjunto das forças políticas, organizações e partidos que se organizaram e que tentaram se expressar e disputar os conteúdos reformistas, revolucionários ou conservadores da época.

O livro, que nasceu da pesquisa de mestrado de André, é mais um capítulo na história da União Nacional dos Estudantes em sua incansável luta por qualidade da educação e em defesa da democracia do Brasil.

“O que me norteou foi pesquisar sobre as organizações que atuaram no movimento estudantil”, afirma o autor. Com essa perspectiva, o caminho que André seguiu foi deslizar pelos “buracos” na historiografia do movimento estudantil, tendo a UNE como a entidade principal dentre as organizações políticas de juventude e estudantis.

“Há uma busca por compreender um pouco do papel da UNE e dos estudantes em geral em conjunturas mais específicas, como no final do Estado Novo ou nos primeiros anos da década de 1960”, afirma o autor, que percebeu, durante o período de produção da obra, a escassez de materiais que tratam do assunto. “Considero que ainda faltam muitas pesquisas que consigam aprofundar nas quais os estudantes estiveram envolvidos, principalmente por ser um movimento densamente multifacetado”, explica André.

O lançamento aconteceu no último sábado (15), no Centro Cultural Roberto Vasconcelos em São José do Rio Preto, SP. Outra atividade relacionada ao livro será realizada no dia 7 de abril.

Sobre a UNE

Fundada em 1937, a União Nacional dos Estudantes une as diversas gerações de jovens do país, sendo a maior e mais antiga organização do movimento social, presente em todas as universidades, nas ruas, nas praças, fazendo história nos momentos mais importantes do Brasil.

Representando atualmente sete milhões de estudantes universitários, a UNE luta pela educação de qualidade, pela democracia, justiça social e interfere diretamente nos grandes temas nacionais. Ao longo de mais de 76 anos, a organização reúne uma biografia que inclui a luta contra o nazismo no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, a campanha do Petróleo é Nosso nos anos 1950, a famosa resistência contra a ditadura militar, a luta pelas Diretas Já e o Fora Collor com a campanha dos “cara-pintadas”.

 

 

Fonte: Portal Vermelho