Videoconferência é uma alternativa eficiente para reunir colaboradores de diferentes filiais, clientes e fornecedores. Além de reduzir custos e ser uma alternativa alinhada com as expectativas de novos profissionais, webconferências trazem muito mais agilidade para troca de ideias, alinhamentos e negociações.

Quer entender tudo sobre isso? Então, confira nosso artigo!

O que é videoconferência

A videoconferência é uma chamada por vídeo, que pode ser realizada entre duas pessoas ou em grupo.

Videoconferência e webconferência: diferença

Na prática, a essência é a mesma: chamadas e reuniões por vídeo. Por isso, é comum a utilização dos dois termos como sinônimos.

Tecnicamente, a diferença está no tipo de equipamento.

Enquanto numa videoconferência utilizam-se equipamentos profissionais de filmagem e som, a webconferência requer apenas um dispositivo com câmera, uma plataforma virtual e uma boa conexão de internet.

Além disso, numa webconferência é possível fazer compartilhamento de tela, apresentação de slides e utilizar outros recursos que ajudam a conduzir a reunião.

Nas empresas, portanto, a webconferência é a ferramenta mais utilizada. No entanto, referir-se à alternativa pelo termo videoconferência é comum e tem o mesmo sentido.

Videoconferência: como surgiu e cenário atual

Você sabia que a primeira videoconferência da história aconteceu em 1964, nos Estados Unidos? Mas segundo o Centro de Computação da Universidade Estadual de Campinas, o aparelho não fez o sucesso esperado.

Apresentado na Feira Mundial de Nova Iorque, o equipamento era formado por um telefone e uma tela analógica de 6 polegadas. Enquanto se ouvia a voz, era possível ver a imagem congelada da pessoa do outro lado da linha.

Nos anos 70, os mecanismos de chamada por vídeo avançaram um pouco – e as empresas até tentaram incorporar a solução no dia a dia. Mais uma vez, não deu certo. As imagens estáticas ou em câmera lenta não compensavam o investimento. Lentamente, nas décadas de 80 e 90, a ideia de videoconferência ficou mais popular. Porém, ainda se tratava de um recurso caro e quase inacessível.

Mas as coisas mudaram.

Hoje, o conceito futurista e distante da videoconferência já não existe. A tecnologia tornou-se acessível e finalmente uma solução verdadeira. E ao que tudo indica, cada vez mais empresas adotam as reuniões por vídeo.

Os motivos são simples. Uma pesquisa da consultoria Redshift Research, por exemplo, aponta que 87% dos jovens profissionais preferem trabalhar numa empresa que utiliza recursos em vídeo do que numa que limita investimentos em ferramentas que possibilitam videoconferências.

Vale lembrar que a geração Y já ocupa quase metade dos postos e a geração Z representa 24% da força de trabalho, segundo reportagem da revista Época Negócios.

E além de atender as tendências de novos profissionais, a videoconferência traz algo que toda empresa gosta: redução de custos. Afinal, conectar colaboradores e clientes de sedes diferentes, com imagem e som de qualidade, custa muito menos dinheiro e tempo do que deslocar pessoas em viagens.

Como fazer videoconferência em grupo

Para fazer uma videoconferência ou webconferência, você só precisa de internet, de um dispositivo com câmera (notebook ou smartphone, por exemplo) e de uma plataforma que reúna os participantes.

Essas plataformas funcionam como salas virtuais. E de um modo geral, as reuniões começam de duas formas: por meio do link da sala que o anfitrião envia para os demais participantes acessarem, ou, quando o anfitrião inclui o contato do convidado no ambiente virtual.

Aplicativos para fazer videoconferência

Se você quer fazer uma videoconferência, webconferência ou reunião virtual, algumas ferramentas são ideais. Confira!

Zoom videoconferência

O Aplicativo Zoom é um dos mais famosos para realizar videoconferências. Ele suporta tanto reuniões entre duas pessoas quanto apresentações para mais de 20 participantes. Além disso, nele é possível compartilhar tela, demostrar materiais e até gravar o conteúdo. Basta que o anfitrião do evento mande o link da sala por email, redes sociais ou sms para os convidados acessarem.

Videoconferência WhatsApp

O popular mensageiro também permite reuniões em grupo. É uma boa escolha para conversas com até quatro pessoas – máximo permitido pelo app. Basta iniciar a chamada de vídeo com um dos participantes e adicionar os demais no ícone indicativo da tela.

Videoconferência Skype

No Skype também é possível realizar videoconferências. O anfitrião só precisa adicionar os participantes como contatos na agenda do Skype. Depois, ligar para um deles e adicionar na sala os demais convidados.

Videoconferência online: do que mais você precisa

Além dos ambientes virtuais onde todos se encontram – como listamos acima – você precisa de:

1. Dispositivo com câmera

Ou seja, notebook, desktop, smartphone ou tablet que tenham vídeo, áudio e microfone habilitados. Geralmente, os aparelhos já vêm de fábrica com esses recursos instalados e configurados.

1. Internet de qualidade

Por fim, o elemento essencial para conectar participantes numa videoconferência é a internet empresarial. A solução da Copel Telecom, por exemplo, garante fibra óptica de ponta a ponta para sua empresa, além de total disponibilidade. Em outras palavras, isso significa que a reunião terá muito mais qualidade de transmissão e estabilidade, permitindo que sua equipe tenha uma experiência completa e eficiente.