Presidenta Dilma assina decreto de convocação da Conae 2018 e cria cinco novas universidades

madalena_evento_fne_planalto-225x300

Na manhã de ontem (9), a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto de convocação da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), promovida pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e que será realizada em 2018. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto e a Contee acompanhou o momento de perto ao lado de representantes das entidades que também compõem o FNE. Quem representou a Confederação foi a coordenadora geral, Madalena Guasco Peixoto.

A presidenta Dilma assinou também o projeto de lei que cria mais cinco universidades federais: em Goiás, as de Catalão e de Jataí (nos municípios do mesmo nome); em Parnaíba, Piauí, a do Delta do Parnaíba; em Araguaína, Tocantins, a do Norte do Tocantins; e em Rondonópolis, Mato Grosso, a de Rondonópolis. Na mesma cerimônia, foram inaugurados 41 campi de institutos federais e assinada mensagem que encaminhou o projeto de lei sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação.

Durante o evento, chegou a notícia de que o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou a votação realizada em abril que deu prosseguimento ao processo de impeachment contra a presidenta Dilma. Movimentos sociais, estudantes, professores e representantes de entidades decidiram permanecer no Salão Nobre para se manifestarem contra o golpe e estenderam faixas. Para a coordenadora geral da Contee, Madalena Guasco, esse foi um dia histórico em Brasília.

FNE promove encontro dos Fóruns Permanentes de Educação

Após a solenidade no Palácio do Planato, o FNE deu início ao Encontro Nacional dos Fóruns Permanentes de Educação e discutiu a Conae 2018 e o fortalecimento dos Fóruns Municipais. O encontro trouxe como tema “Plano Nacional de Educação – Avanços e desafios para a garantia do direito em uma sociedade democrática” e termina hoje (10). A programação completa você pode conferir neste link.

Fonte: Contee

Com informações do Blog do Planalto e FNE