Para aproveitar ainda nesse final de férias

Com a proximidade no início do ano letivo e apenas cinco meses do prazo para a conclusão dos planos municipais, estaduais e distrital de educação, nossa última seção de dicas culturais para estas férias versa sobre nossa própria área de atuação. Confira os livros de hoje!

Trabalho extraclasse x direito ao descanso – Uma disputa no âmbito do ensino privado
Organizador: Marcos Julio Fuhr
Editora: Carta

A obra tem como ponto central a condição dos professores de profissionais contratados e remunerados com base na hora-aula e o não pagamento do trabalho extraclasse. Organizado por Marcos Julio Fuhr, diretor do Sinpro/RS, o livro tem apresentação de Francisco Rossal de Araújo, desembargador do TRT4. São autores dos artigos: Rogério Uzum Fleischmann, procurador do Ministério Público do Trabalho do RS; José Felipe Ledur, Luiz Alberto de Vargas e Cleusa Regina Halfen, desembargadores do TRT4; Cássio Filipe Galvão Bessa e Amarildo Pedro Cenci, diretores do Sinpro/RS; Luciane Lourdes Webber Toss, advogada; e Valéria Ochôa, coordenadora de Comunicação do sindicato.

O planejamento educacional no Brasil
Autor: Durmeval Trigueiro Mendes
Editora: Uerj

Este livro de Durmeval Trigueiro, editado pela primeira vez pela Michigan State University em 1972, com o título “Toward a theory of educational planning; the Brazilian case”, apresenta as principais ideias do autor sobre as relações entre teoria e prática no processo de planejamento educacional e traça a história do planejamento educacional no Brasil, da Lei de Diretrizes e Bases de 1961 até o início dos anos 1970.

Políticas e gestão da educação básica
Organizadora e editora: CNTE

A publicação apresenta três eixos temáticos articulados recuperando uma série de artigos e documentos, em sua maioria publicados por Retratos da Escola, contendo análises, concepções e proposições da entidade para as políticas e gestão da educação básica objeto de discussões e avaliações da executiva nacional da entidade. Entre os assuntos abordados estão o Federalismo da Educação, o Plano Nacional de Educação, as condições de trabalho e saúde dos profissionais da educação, a qualidade e equidade na educação infantil e a reestruturação e expansão do ensino médio no Brasil, entre outros.

Acesse o livro aqui

Fonte: Contee