Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

NOVA DIRETORIA DO SINPRO GOIÁS TOMA POSSE

Nessa terça-feira, 20 de outubro, a nova diretoria do Sinpro Goiás e os/as delegados/as sindicais da entidade na PUC GO tomaram posse para o quadriênio 2020/2024. Em atenção às medidas de isolamento social necessárias para prevenir os riscos de contágio do novo Coronavírus, a solenidade aconteceu por meio remoto.

Várias representações prestigiaram a solenidade de posse. Entre elas, o presidente Nacional da CTB, Adilson Araújo; Prof. Alan Francisco de Carvalho, o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Estabelecimento de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC) e diretor de comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee) – que tomou posse nesse dia como secretário de finanças do Sinpro Goiás -; João Pires, coordenador do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania; Prof. João Batista Valverde, presidente da Associação dos Professores da PUC GO; Márcia Abdala, presidente do Sinpma; Fernando César da Silva, coordenador geral do Sint-Ifesgo; Celidalva Souza Bittencourt, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia; Dalva Manhas da Silva, representando o Conselho Municipal de Educação de Goiânia; Maria Euzébia de Lima, presidente do Sintego; Prof. Silvio Costa, ex-presidente do Sinpro Goiás; e a ex-deputada estadual Isaura Lemos.

O Prof. Railton Nascimento Souza tomou posse como presidente reeleito do Sinpro Goiás e, com o compromisso de luta inarredável e inabalável em defesa dos direitos da Categoria Docente e respeito às normas do Estatuto da Entidade no exercício do mandato, conferiu posse aos membros efetivos e suplentes da diretoria, aos membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal, aos membros efetivos e suplentes da Delegação Federativa e aos Delegados Sindicais do Sinpro na PUC GO.

Conheça os membros da nova diretoria do Sinpro Goiás e os delegados sindicais que tomaram posse no dia 20 de outubro de 2020.

 

DIRETORIA – MEMBROS EFETIVOS

Railton Nascimento Souza – Presidente

Fernanda de Paula Ferreira Moi – Vice-Presidente

Sara de Castro Cândido – Secretária Geral

Alan Francisco de Carvalho – Secretário de Finanças

Mardônio Pereira da Silva – Secretário de Formação

Nara Rúbia Pereira da Silva – Secretária de Comunicação

Domingos Barbosa dos Santos – Secretário de Gênero e Etnia (não tomou posse)

 

DIRETORIA – MEMBROS SUPLENTES

Orlando Lisita Júnior

Fábio Geraldo Araújo

Rosilayne dos Santos Cavalcante Silva

Genésio Carlos Zaffalon

Robert Oliveira Cabral

João Batista Valverde Oliveira

João Batista Coelho Cunha

 

 CONSELHO FISCAL – MEMBROS EFETIVOS

Nivaldo dos Santos (não tomou posse)

Geraldo Profírio Pessoa

Denise Freire Ventura

 

CONSELHO FISCAL – MEMBROS SUPLENTES

Paola Regina Carloni

Maria Aparecida Rodrigues

Sônia Maria Ribeiro dos Santos

 

DELEGAÇÃO FEDERATIVA – MEMBROS EFETIVOS

Orestes dos Reis Souto

Luiz Humberto Rodrigues Sales

 

DELEGAÇÃO FEDERATIVA – MEMBROS SUPLENTES

Willian Mendes Costa

Gilberto Soares Pereira

 

DELEGADOS SINDICAIS

Eugênio de Brito Jardim

Lúcia Helena Rincon Afonso

Rodrigo Mariano da Silva

Goiaz do Araguaia Leite Vieira

 

Os professores Domingos Barbosa dos Santos e Nivaldo dos Santos, respectivamente eleitos para Secretaria de Gênero e Etnia e para o Conselho Fiscal tomarão posse após as eleições municipais, no dia 16 de novembro do corrente ano, em observância à Lei Complementar N.64/1990, haja vista que são candidatos ao cargo de vereador no município de Goiânia.

Os convidados fizeram uso da palavra ressaltando a importância do Sinpro na luta em defesa dos direitos dos professores e da classe trabalhadora em geral, especialmente nesse período de combate à Pandemia da Covid-19. Foi evidenciada a significativa renovação na formação da nova gestão e seu compromisso na defesa da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres.

Em seu discurso de posse, o presidente do Sinpro, Prof. Railton Nascimento fez um breve histórico da luta travada pelo Sinpro Goiás nos últimos quatro anos:

“Há 4 anos, em 20 de outubro de 2016, em pleno decurso do golpe do capital contra o trabalho, travestido de impeachment, a Diretoria do Sinpro Goiás tomava posse, com a tensão e a consciência de quem sentia, imaginava e antevia os enormes desafios que enfrentaria. A história confirmou o que se esperava. Foram quatro anos de luta intensa, sem trégua. ”

Ressaltou em sua fala os enormes desafios impostos à categoria nesse período de isolamento social:

“Como se não bastasse tantos desafios, em 15 de março de 2020, nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás suspendeu as aulas presenciais no nosso estado em razão da terrível Pandemia da Convid-19, o que levou a categoria docente a um nível mais tenso ainda de pressão psicológica. No Conselho Estadual de Educação, a representação do Sinpro Goiás defendeu a publicação de Resoluções (a começar pela CEE/CP N. 02/2020 que instituiu o Regime de Aulas Não Presenciais), a fim de garantir aos professores emprego e aos estudantes o direito à educação, mantendo-se assim o Sistema Educativo de Goiás em pleno funcionamento.

O Sinpro Goiás defendeu na imprensa, nos conselhos municipal e estadual, no Centro de Operações Emergenciais-COE, no Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, na Defensoria Pública, a incolumidade física e psicológica e os direitos dos professores e professoras, exercendo papel decisivo para que as aulas não voltassem de forma presencial, sem as condições de biossegurança e sanitárias para tanto, e para que o calendário escolar aprovado no CEE/GO, que previa férias em julho e respeito aos feriados, fosse cumprido”.

Prof. Railton Nascimento agradeceu aos funcionários do Sinpro Goiás, a diretoria cessante e deu as boas-vindas aos novos diretores da entidade lembrando o que é ser sindicalista:

“Ser sindicalista é liderar pelo exemplo. Não é lutar um dia, uma semana, um mês, um ano ou alguns anos. É lutar sempre! Ser sindicalista é saber trabalhar em equipe, compreender a força do coletivo. É força de transformação, de esperança, que aponta para frente e indica o caminho. É coragem. É ‘pelear a peleja do povo’, impelido pelo ideário que leva à certeza de que um outro mundo, com justiça, igualdade e dignidade para homens e mulheres trabalhadores, é possível. ”

Confira o discurso de posse do Prof. Railton Nascimento, na íntegra, acessando o link abaixo:

 

CLIQUE AQUI – DISCURSO DE POSSE