Lutas para avançar nas conquistas da classe trabalhadora

Começou ontem, 10, a 13ª Reunião da Direção Nacional da CTB, a primeira após o congresso da entidade ocorrido em agosto passado. Adilson Araújo, presidente da CTB, saudou os presentes e enfatizou a importância da 8ª Marcha da Classe Trabalhadora ter ocorrido no maior polo operário brasileiro com forte participação da CTB, entre os mais de 40 mil sindicalistas que marcharam pelas ruas de São Paulo.

Adilson reforçou a necessidade de unidade para melhorar a ação sindical. Ele também enfatizou a importância do discurso que denuncia a violenta ditadura (1964-1985) imposta ao país por interesses escusos e antipatrióticos. “As novas gerações precisam conhecer as atrocidades cometidas contra brasileiros e brasileiras que queriam mudar o país”, acentuou.

A seguir iniciou uma análise de conjuntura com dois convidados: Luciana Santos, deputada federal por Pernambuco e vice-presidenta nacional do PCdoB e Roberto Amaral, vice-presidente do PSB. Ambos fizeram explanações essenciais para o avanço do conhecimento dos sindicalistas e o entendimento da realidade brasileira e seus reflexos no mundo.

Luciana fez um apanhado histórico das lutas sociais no país e sinalizou a necessidade de o Brasil continuar no caminho das mudanças com um governo progressista voltado para a erradicação da pobreza, do analfabetismo, com valorização da saúde, da educação, da mobilidade urbana para melhorar a vida de todos e todas. Ela defendeu ainda a necessidade de as candidaturas do campo da esquerda combaterem o candidato da direita, Aécio Neves, e não se digladiarem entre si.

A deputada comunista também defendeu a realização da Copa do Mundo no Brasil. Para ela, o megaevento, além trazer ganhos para a economia e atender a uma paixão nacional – o futebol –, deverá deixar um importante legado, principalmente em mobilidade urbana.

Para ela e Roberto, é fundamental a estruturação do pensamento estratégico e tático na esquerda para aprofundar as discussões em torno de projetos a serem defendidos de interesse nacional, nos quais as eleições representam uma contingência, mas o engajamento deve ser permanente.

No período da tarde foi feita apresentação do Planejamento Estratégico Situacional (PES) da CTB pela secretária de Formação e Cultura, Celina Arêas, e pela secretária-geral adjunta, Kátia Gaivoto, que relataram todas as prioridades da central. Elas ressaltaram a importância do projeto Coral que a CTB propugnou para assessorar os sindicatos interessados em avançar em suas lutas com conhecimento. Para isso, também relataram o projeto de criação de uma Escola Nacional de Formação e da valorização da comunicação da CTB.

Para encerrar o primeiro dia da reunião, que teve continuidade nesta sexta-feira (11), Adilson Araújo e o secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, apresentaram e encaminharam debate sobre filiações.
As principais bandeiras da CTB transcendem a pauta sindical e avançam para uma maior participação da classe trabalhadora nas decisões políticas do país.

A central preconiza mais mulheres na política, igualdade racial, mais espaços para a juventude, reforma agrária, reforma urbana, reforma política que amplie a democracia e faça o país avançar nos direitos, além de trabalhar para melhorar a formação para que trabalhadores e trabalhadoras possam intervir com mais segurança no debate de ideias e assim fazer prevalecer a agenda da classe trabalhadora.

Fonte: CTB

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás