Entidades filiadas terão mais visibilidade no Portal da Contee

O ano letivo começa e, com ele, é hora também de fortalecer ainda mais a luta em defesa dos trabalhadores em educação do setor privado. E um dos instrumentos fundamentais nessa frente é a comunicação. Pensando nisso, a Contee vem tentando cada vez mais aprimorar a divulgação não só de suas atividades, batalhas, conquistas e desafios em âmbito nacional, tanto na área educacional como na sindical e trabalhista, mas também dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas entidades filiadas.

Nesse sentido, no ano passado, já havia sido criada, no Portal da Contee, a coluna “Tá na rede das filiadas”, na qual eram publicadas matérias retiradas dos sites das entidades. Agora, as notícias enviadas pelos sindicatos e federações terão ainda mais destaque, juntando-se às matérias centrais produzidas pela própria Contee. Esta é uma forma de ampliarmos o diálogo entre todas as entidades, fortalecendo como um todo a luta de professores e técnicos administrativos, em todo o Brasil.

Na entrevista abaixo, a coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Contee, Cristina de Castro, explica a importância dessa medida e da unidade em defesa da democratização da comunicação:

– Em 2013, o Portal da Contee já havia passado por reformulações, dando mais destaque às notícias das entidades filiadas. Agora, o material produzido pelos sindicados e federações ganhará ainda maior visibilidade. Qual a importância dessa nova mudança no portal e da relação entre a Comunicação da Contee e a das entidades filiadas?

– Compartilhar informações, experiências, conquistas, dificuldades e luta. Esse é o desafio. O padrão de informação que recebemos não permite, na grande maioria, que seja de fato feita uma análise crítica da realidade e que possam ser conhecidas as causas, efeitos e consequência de várias situações vividas pelos trabalhadores.

– Por que, para que a Comunicação funcione, é fundamental a participação de todas as entidades?

– Sabe aniversário de criança sem criança? Assim é a Comunicação da Contee sem a participação das entidades. Precisamos potencializar todas as filiadas com as informações do que acontece nos demais sindicatos e federações. Além disso, essa medida fortalece nacionalmente a ação sindical. Um integrante da categoria da região Sul pode conhecer a realidade de um da região Nordeste, por exemplo. A ação sindical se faz com conhecimento, com a realidade, com experiências e essa troca é fundamental.

– De que outras maneiras a Secretaria de Comunicação Social da Contee pretende atuar em 2014?

– Usando todas os recursos visuais, como a TV, a revista, Facebook, Twitter, o Portal, além, claro, de materiais específicos para cada demanda. Também estamos elaborando a realização de um seminário, mas sabemos que o ano de 2014 estará sobrecarregado em função da copa e eleições. Mas vamos fazer a mágica do aproveitamento, otimizando tempo e dinheiro. Toda essa proposta será discutida com o demais componentes da Secretaria – André Marinho, Angelo Lacerda e Paulo Roberto Yamaçake. Nosso planejamento para 2014 acontece na próxima Plena. Outro ponto que pensamos ser fundamental é ampliar a relação com as demais entidades nacionais. É muito importante fortalecer esse vínculo da Comunicação com todos que defendem uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade socialmente referenciada e que entendam que a educação no Brasil é sistêmica e que, assim sendo, a educação privada precisa ser regulamentada sob exigências idênticas às aplicadas para a rede pública de ensino.

– Como está a participação da Contee na luta pela democratização da comunicação e qual sua importância para os trabalhadores em educação e o movimento sindical?

– A Contee está participando ativamente da campanha “Para expressar a liberdade”, com coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, e, na próxima sexta-feira, estaremos representando a Confederação na plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Falar sobre a importância da democratização da comunicação é falar que um país só será de fato soberano e democrático quando houver, de fato, direito à informação e liberdade de produção e de divulgação.

No modelo vigente, a mídia escolhe por nós. Ela cerceia a própria liberdade de que tanto precisa para dar “efetividade” a uma face comercial que, em determinados casos, é sua única razão de existir. Essa não é uma luta fácil porque é luta de poder. Poder econômico, ideológico e político. A Contee, que representa trabalhadores em educação, formadores de opinião, trabalhadores que podem trazer o debate e a reflexão, tem uma grande responsabilidade em atuar nesse processo. Esse certamente é um grande desafio para o qual precisamos da efetiva participação das entidades junto à base.

Fonte: Contee