Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é comemorado em 25 de novembro

logo-mulheres-1

Na data de hoje 25/11 é comemorado o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU. Este dia foi escolhido no Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho, em 1981, para homenagear as irmãs Mirabal, assassinadas durante a ditadura Trujillo na República Dominicana. Desde 1991, mulheres de mais de 160 países promovem manifestações combatendo todo tipo de agressão e buscando a igualdade de gênero.

Segundo dados do Mapa da Violência 2015, o Brasil está em 5º no ranking mundial de assassinatos de mulheres. O estudo, feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), também observou um aumento de 54% no número de assassinatos de mulheres negras em dez anos: de 1.824, em 2003, para 2.875, em 2013. Só o estado de Goiás ocupa o 3º lugar de mortes violentas contra mulheres. A pesquisa mostra que em 2003 foram registrados 143 casos. Já em 2013, esse número passou para 271, ou seja, uma alta de 89%.

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, somente no primeiro semestre deste ano o Ligue 180 recebeu 32.248 denúncias de violência contra as mulheres, o que dá 179 casos relatados por dia. Ainda de acordo com a secretaria, de 1980 a 2013 foram assassinadas 92 mil mulheres no país.

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – Sinpro Goiás, é composto em sua maioria por professoras, tem assento no Conselho Estadual da Mulher – CONEM, luta pela igualdade de gênero e combate todo tipo de violência.

Com informações da Contee e Portal CTB